Revista Infra Março/Abril 2019

16 INFRA Outsourcing & Workplace petitivas. No entanto, a estratégia não é apenas financeira, temos também a pos- sibilidade de transformar ambientes de trabalho, aumentando eficiência, enga- jamento e sobretudo para que os funcio- nários se sintamacolhidos e tenhamuma experiência única, melhorando o clima organizacional. Esse conjunto, somados a flexibilidade do ambiente e o design do escritório é algo atrativo, valorizado e fator de decisão na escolha de uma empresa pelos candidatos externos. Isso ajuda na atração e retenção de talentos. Quanto em m 2 representa os sites do escritório corporativo, fábrica e CDs (incluindo as cidades de localização)? Temos unidades em todas as regiões brasileiras que somadas ultrapassam 400 mil m2. Quais são os principais serviços terceirizados, dentro da área de FM? Os serviços de limpeza e conservação; de alimentação; manutenção predial; transporte de funcionários; jardinagem; entre outros. O que muda na gestão de FM considerando os sites? (perfil para a fábrica, CD e escritório corporativo). Existe uma grande mudança ao avaliar- mos a gestão de FM entre esses três pi- lares. Inclusive, é por essa razão e devido ao tamanho da PepsiCo, temos um líder dedicado para cada pilar. Deve-se levar emconsideração três variáveis, o perfil do público a ser atendido, as características físicas dos imóveis e a característica da operação em cada um dos três pilares. Para escritórios/corporativo, temos um foco maior em hospitality e grande parte dos serviços que atendem os pilares são geridos nessa base, por exemplo, viagens e veículos executivos, além de grande foco em qualidade no atendimento ao cliente interno. Para as fábricas, temos um focomaior ematendimento demassa como serviços de refeições e transporte de funcionário, além de outros, e é onde estão os maiores custos, por este motivo frequentemente demanda foco de anali- ses de produtividade. Já para os CDs, o foco alémdas pessoas é a estrutura física, e nesse quesito devido à natureza da operação, a manutenção dos galpões é o maior desafio. No entanto, em umponto todos convergem: o foco em qualidade, não importa a natureza da operação ou perfil, a busca pela superação de expec- tativa prevalece. Fale um pouco sobre o desafio da unificação dos escritórios corporativos no site da JK180? Qual o aprendizado, considerando que essa movimentação ocorreu há dois anos? Esse foi o primeiro grande desafio que assumi na PepsiCo e na oportunidade ocupávamos três escritórios. Como deve imaginar, tínhamos algumas oportuni- dades com esta unificação, não apenas de redução de custos operacionais em mantermos três estruturas separadas, mas também de fluidez, de renovação de espaço físico e modernidade. O novo escritório chamado UniCo, remete não somente a unificação, onde integramos todos os funcionários administrativos gerando maior colaboração entre áreas, sinergia e produtividade. Foi um momento extremamente desa- fiador, pois levamos apenas três meses entre projeto, execução e mudança. O projeto foi elaborado para celebrar nos- sos clientes, consumidores, funcionários e nossa cultura. Criamos espaços flexí- veis, modernos, aconchegantes e colabo- rativos que apoiama criatividade e geram eficiência, como provou a pesquisa de “Eficiência do ambiente de trabalho”, realizada pela Leessman (consultoria internacional que avalia como os locais PROFISSIONAL DESTAQUE Felipe Guidolin Espaços flexíveis, modernos, aconchegantes e colaborativos

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