Revista Infra Março/Abril 2019

15 INFRA Outsourcing & Workplace conhecer suas instalações e conversar com o Senior Manager em Facilities & Workplace Services, Alexandre Pisapio Correa, para saber como a atividade de FM contribui para o sucesso dos negócios da companhia, quemantémperformance compropósito em seu DNA, para atender às novas necessidades de consumo e da sociedade. Acompanhe: Fale um pouco da sua experiência profissional e educacional. Sou formado em Engenharia de Teleco- municações pela Universidade Anhembi Morumbi, com pós-graduação em Ges- tão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e atualmente curso o MBA Executivo Internacional da Fundação Ins- tituto de Administração (FIA). Ao longo dos últimos anos, venho gerenciando Facilities em empresas de grande porte nacional e internacional, como o Grupo Bandeirantes de Comunicação, a Sompo Seguros e atualmente a PepsiCo. Tive também uma gratificante experiência como Professor da disciplina de Gestão Avançada com Foco em Qualidade para o MBA de Gestão Empresarial da Univer- sidade Paulista (Unip). Como foi chegar até a sua atual posição de Gerente de Facilities na PepsiCo? Sempre tive um perfil generalista, o que é na verdade um requisito para profissio- nais de facilities. A atuação em facilities management vai muito além da gestão de serviços, precisamos conhecer e nos desenvolver em planejamento, contro- le e gestão orçamentaria, real estate, tecnologias, gestão de projetos, entre outras áreas de conhecimento. Felizmen- te, tive uma jornada de carreira que me proporcionou uma interessante e variada experiência em diversos setores. Iniciei atuando como estagiário técnico na TV Cultura, passando ainda pela área téc- nica de transmissão da TV Gazeta, em seguida como engenheiro eletrônico e de projetos no Grupo Tejofran, tive a oportunidade de implementar serviços e tecnologias em importantes projetos como os Poupatempos de Osasco e São José do Rio Preto, depois segui para o Grupo Bandeirantes de Comunicações, onde atuei como Coordenador de Te- lecomunicações e, em seguida, assumi a área de Facilities e Real Estate. Meu próximo passo foi atuar na Multinacional Japonesa de Seguros Sompo, onde tam- bém gerenciei Facilities e Real Estate até seguir parameu desafio atual na PepsiCo, onde tenho vivenciado a mais relevante experiência. Na atual posição, quais são suas principais responsabilidades? Para qual diretoria sua área responde? Reporto para o Vice-presidente de Recur- sos Humanos do Brasil e minha principal responsabilidade é liderar a agenda e estrutura de Facilities & Workplace Ser- vices em nível nacional. Atualmente, impactamos direta ou indiretamente os mais de dez mil funcionários distribuídos em nosso headquarter, 13 fábricas e 68 Centros de Distribuição (CD) de vendas em todo o Brasil. Somos responsáveis pelas estruturas, produtividade, gestão financeira, analytics, eficiência e melho- ria contínua dos serviços de catering, limpeza, paisagismo, manutenção em geral, travel, transporte de funcionários, taxi, materiais de escritório, expedição, estacionamentos e utilities, alémdeman- ter um ambiente de alta qualidade para nossos funcionários e visitantes. E como o FM está em sintonia com a missão e valores da companhia? Certamente, está em sintonia com a missão e valores da companhia porque colocamos sempre o consumidor no centro da estratégia em tudo o que faze- mos. Com isso, as decisões são tomadas sempre pensando em como melhorar a eficiência da PepsiCo para que possamos criar sorrisos nas pessoas, tanto de fora da empresa como dentro, que são os nos- sos funcionários. Também trabalhamos com o mindset de donos do negócio, buscando simplificar e ganhar agilidade para a entrega dos resultados. Como está estruturada a área de Facilities Management na PepsiCo? Estamos com uma estrutura otimizada. Estou liderando um time com quatro di- retos, sendo três lideranças especialistas nos pilares: Headquarter, Fábricas e CDs, além de um recurso focado em analytics com função cruzada entre os pilares. Te- mos focal points para atendimento nas fábricas e headquarter e gestão remota dos Centros de Distribuição de vendas. Sua área é estratégica para os negócios? Por que? Seguramente sim! Facilities management vem ao longo do tempo tornando-se cada vez mais estratégico para os negó- cios, não só na PepsiCo, mas nomercado como um todo. Isso porque, possui um alto potencial de geração de produtivi- dade que impacta diretamente no fluxo de caixa e torna as empresas mais com-

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