Revista Infra Março/Abril 2019

39 INFRA Outsourcing & Workplace Oprojeto arquitetônico, assinado pelo escritório de arquitetura Aflalo/Gasperini Arquitetos, privilegia os espaços amplos em linhas retas, divididos emdois blocos de três pisos, com iluminação natural, em um trajeto prático e fácil de circulação pelas lojas. Ele segue todos os preceitos de sustentabilidade, percebidos até no conceito de implantação, que afirma o caráter sustentável, e o tornam elegível aos certificados mais importantes da categoria, inclusive gerando impactos positivos também no entorno. O CONCEITO DE LIFE CENTER O conceito de Life Center conjuga as facilidades, o conforto e os serviços de um shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque. Este concei- to surgiu nos Estados Unidos, Europa e Ásia, fruto das transformações que es- tão acontecendo no comportamento do consumidor. Até 2020, as gerações Y e Z representarãomais dametade domerca- do. Esses novos consumidores valorizam a experiência, a convivência, a sustenta- bilidade, não conhecem o mundo sem a internet e se relacionam com marcas e produtos de uma forma totalmente dife- rente das gerações que as precederam. Com isso, torna-se imperativo que todo o ecossistema do varejo se reinvente para atender essas novas demandas. É dentro deste contexto que o Parque da Cidade nasce, alinhado com essas expectativas do público. INFRAESTRUTURA Segundo o Gerente de Operações, Raul Menezes, o projeto de automação do shopping integra todas as infraestruturas de instalações de modo a possibilitar a melhor condição de operação, reduzindo custos operacionais e otimizando a mão de obra. “Estamos em fase final de con- figuração e testes de todos os sistemas, mas podemos destacar o Information and Communication Technology (ICT). Através deste sistema, será possível convergir as informações dos sistemas de automação e supervisão predial; climatização; CFTV; detecção e alarme de incêndio; medição e tarifação de insumos; e demais sistemas prediais. Essas informações deverão ser organizadas e concentradas emumdash- board, visualizado emmonitores touchs- creen e totens instalados no empreen- dimento, além de smartphones, tablets e computadores, através de acesso via web. Oprincipal objetivo do ICT é atuar na conscientização e educação dos usuários fazendo uso do monitoramento do con- sumo e das atividades locais em tempo real e ao redor do Parque da Cidade, além de informar sobre condições de trânsito, clima e transporte coletivo em tempo real, construindo uma comunidade inteligente e conectada”, explica Menezes. Em plena operação, o programa dis- ponibilizará, entre outras, as seguintes informações: • consumo de energia elétrica; • gestão de resíduos; • consumo e tratamento de água; • segurança; • consumo de gás; • informações sobre o estacionamento e plataforma de carona solidária; • condição do tempo; • mapas; • redes sociais; • recursos humanos; • situação dos aeroportos; • situação do trânsito; • entretenimento; • estatísticas; • emissões de carbono. Menezes complementaqueoShopping possui ummoderno sistema de climatiza- ção, comequipamentosdealtaperforman- ce, devidamente suportados pela certifica- çãoLEED. São três chillers do tipoparafuso fabricadospelaTrane. Osistemadecomba- tea incêndioécompostoporumacompleta redede chuveiros automáticos, sistemade detecçãoEST/Edwardseextraçãodefumaça nosátrios.Oprojetodesegurança foi desen- volvidopelaBrasiliano&Associados (B&A), Divulgação

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