Revista Infra Março/Abril 2019

A GESTÃO DE FACILITIES E A DIFERENÇA ENTRE HARD SERVICE E SOFT SERVICE Os serviços de facilities são comuns em condomínios, empresas e indústrias, contratados com o intuito de evitar fa- lhas e manter o pleno funcionamento do local. E para que tenham um bom resultado, é necessário um plano de ma- nutenção, uma equipe integrada e um gerente para acompanhar e supervisionar todos os afazeres, garantindo o controle das ações e da qualidade do serviço. Gestão de Facilities ou Facilities Ma- nagement é um termo conhecido inter- nacionalmente, que se refere à junção e gerenciamento de todas essas atividades relacionadas à funcionalidade de umedifí- cio. Temcomo intuito a redução de custos, certificando-se que as decisões tomadas não irão afetar a percepção do cliente e, também, garantir a qualidade dos serviços para agregar valores à empresa. Os variados tipos de serviço a serem implantados dependem da natureza e do tamanho do negócio e são divididos em duas categorias: Hard Service e Soft Service. Mas o que difere um do outro? Hard Service: São considerados os serviços mais pesados relacionados à estrutura do edifício e que não podem ser removidos. Geralmente essas manuten- ções são exigidas por lei, pois garantem a segurança e o bem-estar de todos que utilizam os espaço. Um exemplo de Hard Service é a ma- nutenção das instalações elétricas. Neste caso, para evitar curtos e acidentes, deve- -se analisar a quantidade de carga elétri- ca distribuída, equipamentos que utili- zamenergia, cabeamentos, interruptores e plugues. Veja como é importante que esteja atuando perfeitamente bem, pois um local de trabalho sem tomadas fun- cionando ou um hotel sem um chuveiro quente, dentre os milhares de papéis da eletricidade, resultará em um local não recomendável por usuários insatisfeitos. Podemos colocar entre os Hard Services também: climatização, iluminação, insta- lação hidráulica e infraestrutura. Soft Service: São os serviços consi- derados mais leves de conservação do espaço, utilizados diretamente pelas pessoas, que podem ser removidos e adicionados conforme as necessida- des da empresa. São eles: dedetização, gestão de resíduos, recepção, refeições, gerenciamento de mensagens e limpeza no geral de todos os ambientes, e que tornam o lugar mais agradável e seguro. Realizar uma Avaliação de Necessida- des de Instalações que verifique todos os aspectos do negócio, como questões de segurança a sustentabilidade, é essencial para identificar os serviços que a empresa necessita e quais são obrigatórios por lei. É válido questionar-se: quais são as necessidades de quem utiliza o espaço? Quais instalações precisamde manuten- ção e qual a periodicidade? Diante da evolução dosmeios digitais, a tecnologia é a melhor ferramenta para aliar ao trabalho do Facility Management pois, independente do porte, uma em- presa demanda uma boa organização e comunicação para oferecer qualidade e evitar retrabalho. Atualmente, existemalguns softwares que permitem o registro e fácil acesso a 70 INFRA Outsourcing & Workplace

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