Revista Infra Maio/Junho 2019

36 INFRA Outsourcing & Workplace condicionado dedicado para o CPD do seu escritório, era necessário utilizar uma área do banheiro para deixar as conden- sadoras, pois o prédio não oferecia o sis- tema de climatização 24 horas. Essa foi uma situação resolvida no projeto de retrofit, pois foram acrescen- tados dois chillers de 30 TRs cada, em complemento aos chillers existentes, que agora estão ligados ao gerador do edifício, fornecendo ar condicionado 24 horas para os CPD’s. “Nós trocamos também o gerador existente por um com 625 KVA, pois o antigo só atendia dois elevadores e um elevador de carga em emergência. O novo gerador passa a atender todos os elevadores, inclusive os elevadores de baldeação, chillers e toda a área comum do prédio”, ressaltou Karen Maria Moreira, Gerente de Projetos da Barzel. Outra solução que merece destaque foi a substituição de quatro empresas prestadoras de serviços de manutenção, que executavamdiferentes tarefas no em- preendimento, por uma empresa única, a PD7, que é responsável agora tanto pela manutenção quanto pelo desenvolvimen- to das soluções de automação do edifício. O planejamento de manutenção do empreendimento foi inteiramente revisto. Coma instalação de sensores que usamo conceitoda Internet das Coisas, e baseado na filosofia da indústria 4.0, a execução de ações demanutençãopreventiva, corretiva e até preditiva serão imputadas por indi- cadores sensoriais e inteligência artificial, tudo isso de forma autônoma, permitindo abrir ordens de serviços proativas. Bo explica que quando a PD7 assumiu amanutenção e operação, ela teve a visão de realizar a automação para obter dados e gerenciar as instalações e equipamen- tos. “Uma das vantagens dessa empresa é que ela consegue, através dos sensores, obter as informações de qualquer equipa- mento ou sistema, seja ar condicionado, gerador, chiller, elétrica ou hidráulica, e passar essas informações para umquadro geral, visualizando todos os fornecedores e equipamentos em uma única tela, ge- renciando isso de uma formamais global, e podendo, até, instalar uma repetidora na sede do proprietário”, pontua. Outra soluçãoque trarágrandesbenefí- ciosaocondomínio: aHikvision,maior fabri- cantedecâmerasdesegurançadomundoe que temsua sede emumandar doedifício, RETROFIT vai instalar 68 câmeras de ponta nas áreas comuns, incluindo as de reconhecimento fácil, fazendo com que o Berrini 500 seja parte do seu showroom para mostrar aos clientes. Dessa forma, tudooque existe de mais moderno no controle de acesso e na segurança vai ser feito emconjunto coma Hikvision, quevai instalar os equipamentos, e comaPD7Technology, que vai operá-los. BENEFÍCIOS ADICIONAIS AOS LOCATÁRIOS No projeto original do edifício, exis- tiam dois banheiros de cada lado dos escritórios, permitindo a divisão das lajes aomeio. Como as lajes não serãomais di- vididas para locação, os banheiros foram reformados e colocados um masculino de um lado do escritório e um femini- no do outro, além de um sanitário para pessoas com deficiência, atendendo às normas de acessibilidade, e umdepósito para material de limpeza. Outro ponto importante é que o au- ditório não possuía uma área específica de coffee break para os eventos, então era necessário utilizar parte do lobby, atrapalhando o fluxo da recepção. Junto coma reforma do auditório, foi planejada uma área externa dedicada para um food truck, oferecendo o serviço de apoio de alimentação que antes não existia, e que, além deste, servirá como apoio para os eventos no auditório. Esse serviço tam- bém atenderá os escritórios, agregando valor ao empreendimento. Esses projetos fazem parte de deci- sões tomadas em conjunto pela equipe de engenharia e propriedades da Barzel Properties, que visam mais do que o re- posicionamento do Edifício Berrini 500, pretendem manter o empreendimento sempre na ponta da inovação e tecnologia ao longo de sua nova vida útil. Outros benefícios: modernização do bicicletário e de dois vestiários com chuveiros no subsolo Divulgação

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