Revista Infra Maio/Junho 2019

47 INFRA Outsourcing & Workplace Se bem gerenciado, o setor de mensageria pode vir a ser uma vitrine positiva para os facility managers. Em um de nossos clientes, foi possível reduzir em mais de 40% os custos Thiago Pereira Diretor de Negócios da MANEJA transporte de objetos de maneira eletrô- nica por meio dos códigos de barras ou QR Codes diminuem muito a chance de ocorrência de sinistros. Melhor ainda para o facility manager se ele puder atrelar a esta automatização a entrega de proto- colos digitais fazendo uso de dispositivos móveis como tablets e ou smartphones. O resultado é uma economia ainda maior, uma vez que imprimir papéis ou comprar cadernos de controle tornam-se desne- cessários. Ah! Isso sem falar do aspecto de sustentabilidade quando um serviço deste perfil é implantado. Nosso planeta, sem dúvida, agradece. Como última reflexão, vale a pena olhar para o fato de quemuitas empresas de terceirização não necessariamente terceirizampor completo o setor de men- sageria. Ao disponibilizar colaboradores para o serviço, mas sem um back-office especializado, ou seja, sem as ferramen- tas necessárias e sem o treinamento de- vido, estas acabam transferindo respon- por Thiago Pereira sabilidades e problemas aos facilities managers. É atribuição do FM verificar e garantir se a empresa contratada possui o know-how e a experiência necessários para realizar tão detalhado e específico atendimento. Também é sua tarefa con- sultar todas as informações e certidões daquela empresa, para atestar a idonei- dade, bem como verificar se a mesma possui condições para realizar a contento os serviços contratados. Por fim, é ne- cessário escolher a metodologia mais adequada que atenda o segmento que administra – seja uma indústria, empresa de serviços, condomínio ou shopping – e assimbuscar a simplificação do processo no geral para evitar todos aqueles proble- mas que acabamgastandomuita energia dos envolvidos e que tiram o foco do seu core business. Thiago Pereira é Graduado em Comunicação Social com especialização em Logística Empresarial e Diretor de Negócios da MANEJA. www.maneja.com.br vezes, uma substituição que não está qualificada pode gerar mais transtornos incalculáveis. Por outro lado o setor de mensa- geria – se bem gerenciado – pode vir a ser uma vitrine positiva para os facility managers. Veja este case de sucesso: ao terceirizar o serviço com um parceiro qualificado, uma determinada empresa conseguiu reduzir em mais de 40% os custos gerais do serviço, sem contar o ganho de melhorias no processo, uma vez que as entregas mais ágeis deixaram no passado as muitas reclamações dos clientes internos. Outra solução para gerar economia é a automatização do processo. Utilizar um software que auxilie na gestão das corres- pondências, além de realizar a leitura e Fotos Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=