Revista Infra Novembro/Dezembro 2019

159 INFRA Outsourcing & Workplace SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO A recorrência de notícias sobre va- zamento de informações coloca esse item também na lista de verificação de seus fornecedores: • Quais deles possuem informações sensíveis de seus clientes? • O que aconteceria se houvesse um ci- berataque e essas informações fossem utilizadas incorretamente? • Como os ambientes físico e virtual de seus fornecedores estão protegidos? Não deixe de olhar segregações de funções, acessos, gerenciamento de senhas, criptografias, existência de polí- ticas, backups etc. E essa lista é apenas alguns dos pontos de avaliação para assegurar o sigilo, a disponibilidade e a integridade das informações críticas na execução das atividades. ASPECTOS SOCIAIS E TRABALHISTAS Questões como mão de obra aná- loga à escrava ainda continuam apa- recendo nos noticiários, ou seja, ainda existem empresas que cometem esse crime. Assim, por mais óbvio que pa- reça, verificar as relações trabalhistas deve fazer parte da avaliação do parcei- ro no processo de compra. Alémdisso, a checagem sobre condições de trabalho, segurança e modelo de contratação que respeitem a legislação devem ser consideradas. Somada a isso, as ques- tões sociais estão ganhando várias ou- tras camadas, como a valorização da diversidade. ASPECTOS AMBIENTAIS Verificar a gestão de resíduos, uso dos recursos naturais, vigência de li- cenças são alguns dos exemplos da dimensão ambiental no processo de compra. É claro que o grau de profun- didade e abrangência está diretamente associada à atividade de seus fornece- dores. É diferente avaliar os aspectos ambientais de uma empresa química e de um prestador de telemarketing, mas um item que todas podem ter em comum é a destinação de equipamen- tos obsoletos, como computadores etc. Isso também deve ser observado. A Re- solução n. 4.327 do Conselho Monetário Nacional (CMN) discorre sobre as ques- tões socioambientais que empresas financeiras devem observar. RELAÇÕES CONTRATUAIS: PRESTAÇÃO DE CONTA E NÍVEIS DE SERVIÇO Você já verificou se os seus forne- cedores cumprem as cláusulas contra- tuais? As medições dos serviços estão compatíveis com os valores fatura- dos? Este é um ótimo momento para analisar se os contratos precisam ser Qualquer padrão de conduta que as empesas esperam de seus colaboradores, gestores e executivos, também devem esperar da sua rede de fornecedores. Entreviste os funcionários dos fornecedores, pergunte se há casos de assédio e se existem canais seguros para relatos e denúncias aprimorados ou se é uma questão de cumprimento do que havia sido acor- dado. Aqui, também cabe analisar se as exigências em termos de capacitações, certificações e legais estão sendo aten- didas. Por exemplo, o seu fornecedor de segurança patrimonial deve apresentar os certificados de capacitação da polí- cia federal de seus vigilantes. CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS O que aconteceria se o seu forne- cedor apresentasse uma ruptura na prestação de seus serviços? Eles estão preparados para responder rapidamen- te às situações de crise e rupturas? O que poderia acontecer ao modelo de negócio da organização se qualquer componente chave da cadeia faltar? Nesse ponto, vale avaliar se o for- necedor possui planos de contingência frente aos riscos ligados à gestão de crises e continuidade dos negócios. As auditorias e análises não se limi- tam às dimensões mencionadas, pois dependem do segmento, categoria de compras, nível de exposição, depen- dência, entre outros. Temáticas como fomentação de produtores locais, con- corrência, podem entrar nas análises. Como vimos, a gestão de riscos e sustentabilidade no processo de compras envolve várias camadas. As auditorias e análises não se limitam às dimensões aqui listadas, pois de- pendem do segmento, categoria de compras, nível de exposição, depen- dência, entre outros. O importante é gerar benefícios da visão integrada fornecedor-cliente, pos- sibilitando relações mais transparentes, justas e sustentáveis.

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