Revista Infra Novembro/Dezembro 2019

161 INFRA Outsourcing & Workplace INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA NOVA SEDE DO GRUPO ULTRA C om mais de 80 anos de história, o Grupo Ultra é hoje responsável pelas marcas Ultragaz, Posto Ipiran- ga, Extrafarma, Oxiteno e Ultracargo. A trajetória do grupo sempre foi mar- cada pelo pioneirismo, combinando inovação com sustentabilidade, e a sede da empresa em São Paulo, hoje, reflete esses ideais. O projeto assinado pelo escritório de arquitetura Studio BR realizou o retrofit total do edifício comatenção ao uso sustentável e cons- ciente dos recursos, e a integração da sede com o empreendimento vizinho, a matriz do Grupo Ultra. O resultado são 16 mil m2 do Edi- fício Margarida Igel com eficiência energética e detalhes pensados em projeto para a sinergia da Matriz, que é interligada por passarelas. Foram 16 meses de imersão da equipe da Studio BR para realizar todas as etapas do pro- cesso – Test Fit, projeto Arquitetônico Executivo, projetos Complementares, e finalização com o gerenciamento completo e a transformação do antigo edifício em um verdadeiro (e funcional) workplace. O NOVO MOMENTO DA ARQUITETURA CORPORATIVA Com projetos handmade, ou seja, com a participação ativa do cliente em todas as etapas, a Studio BR pratica uma arquitetura com valor agregado, otimização de custos e que beneficia o cliente acima de tudo, por isso, fo- ram meses com uma equipe full time alocada, gerenciando todas as deman- das, realizando o controle de budget e tempo de execução de obras. Esse modelo, diferente dos projetos realizados em larga escala, que mui- tas vezes não levam em consideração todas as diversas atividades que cada departamento desempenha, absorveu os fluxos de trabalho e criou espaços singulares para impulsionar a produti- vidade dos colaboradores. Uma pesqui- sa realizada pelo próprio escritório de arquitetura mostra que a preocupação com a elaboração de ambientes adap- tados às atividades e pessoas pode im- pulsionar em até 19%a produtividade das equipes de trabalho. O destaque do projeto fica por conta do WorkCafé e restaurante localizados no térreo do edifício, a área se tornou o principal ponto de sinergia entre as equipes e colaboradores tanto da sede quanto da matriz do Grupo Ultra, nesse projeto que é marcado pela conexão. Dos 17 andares do edifício, dez pisos contam com conexão com o prédio vizinho, onde funciona a matriz, per- mitindo uma melhor relação de custo emdeslocamentos e o aproveitamento das horas dos colaboradores. Com isso, o Grupo Ultra se posicio- nou novamente como uma empresa que investe em inovação e sustentabi- lidade – já que a eficiência energética e hidráulica do projeto gerama economia de recursos naturais, alémdo bem-estar dos colaboradores que hoje contam com maior incidência de luz solar e a certeza de atuar em uma companhia que está de acordo com as melhores práticas de governança. Práticas essas, que agora são vistas por todos os ocu- pantes e visitantes do Edifício Margarida Igel – esse é a aplicação da nova arqui- tetura corporativa, traduzir os valores e o cotidiano da empresa no uso prático dos espaços. Fotos Divulgação

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