Revista Infra Novembro/Dezembro 2019

162 INFRA Outsourcing & Workplace SISTEMA INTELIGENTE PARA GESTÃO DE ENERGIA INOVAÇÃO & TRANSFORMAÇÃO G astar com energia elétri- ca é inevitável, não há como fugir disso. O consumo de energia é uma necessidade indispensável em todos os se- tores da sociedade. A questão é: como fazer uso consciente, inteligente e econômico de energia sem perder as como- didades e sem deixar de lado as modernidades eletrônicas oferecidas pelo mercado? O último relatório da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostrou que, comexceção do setor industrial, pouca gente sabe como consumir energia da forma correta, sem trazer prejuízos para o bolso e para o planeta. De acordo com a Resenha Mensal do Merca- do de Energia da EPE, hou- ve crescimento de 4,6% no consumo de eletricidade no início desse ano, em compa- ração ao mesmo período em 2018, tanto no setor residen- cial quanto comercial. Para Alexander Dabkie- wicz, Gerente Comercial da Divisão de Consultoria e Gerenciamento de Energia da ENGIE e responsável pela plataforma Follow Energy, a ferramenta ideal para econo- mia de energia é o consumi- dor, que deve saber como utilizar energia de forma consciente e reduzida, e ter uma noção exata de como se gasta. “É através do acompa- nhamento do consumo que podemos realizar uma aná- lise eficiente, identificarmos oportunidades e desvios e, assim, traçarmos ações para termos o uso correto da energia”, explica Dabkie- wicz. Segundo ele, a ENGIE oferece a ferramenta ideal para quem busca essas so- luções: o Follow Energy, um sistema de monitoramento e controle de energia e uti- lidades. “Nós buscamos a melhor solução para o clien- te. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico, conversar, entender o que ele deseja e precisa, qual a sua moti- vação e daí, sim, especificar o melhor equipamento, o melhor hardware, o melhor medidor. E o interessante é que a gente consegue, por meio desse processo, entre- gar não só um equipamento ou uma plataforma de mo- nitoramento para o cliente, mas um pacote de serviços importantes para ele: como suporte, manutenção do site, atendimento remoto e gestão, para que consigamos fazer uma parceria com esse cliente e trazer o melhor re- sultado possível para ele.” Com uma redução de 15% no consumo, o Grupo Santander foi um dos que recorreu ao serviço de mo- nitoramento e gestão de energia da ENGIE Soluções. A rede bancária possui mais de dois mil pontos de consu- mo e o resultado da ação de eficiência energética adotada resultou em uma economia significativa. Umdos projetos de gerenciamento de energia utilizados pelo Banco San- tander foi justamente o Fol- low Energy, implantado em mais de 1.500 agências. Da- bkiewicz conta que o sistema gerou uma redução de 15% de consumo de energia, do total das agências, por meio da automação e o controle do ar condicionado. A ENGIE Soluções tem atuado em todos os seg- mentos do setor de eficiência energética, contabilizando mais de 600 clientes e 6.200 sites atendidos, fornecendo desde o monitoramento até a entrega de serviços que re- duzam o consumo. Essa divi- são da ENGIE Brasil oferece soluções integradas capa- zes de transformar cidades, empresas e pessoas, além de sistemas customizados para diversos setores (agro- negócio, indústria, comércio, shoppings, hospitais, condo- mínios, portos, aeroportos, setores de segurança e defe- sa, entre outros), tendo como base dois pilares: redução de custo de energia e melhoria de infraestrutura. Divulgação Engie

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