Revista Infra - Julho / Agosto 2020

pactasse a todos. Para isso foi montado um painel de LED no forro e parede transformando o hall em um ambiente imersivo neste conceito. Resultado, os funcionários começaram a postar nas redes sociais vídeos espontâneos no hall, as visitas ao espaço aumentaram e o Presidente da empresa participou de um vídeo sobre o projeto onde ele aparece no painel contando sobre a história da empresa, falando sobre a marca forte que representa e falando sobre encantar clientes. O hall dos elevadores virou a estrela do projeto, pois uniu o conceito do espaço com a tecnologia. Toda empresa quer passar uma ima- gem de empresa atualizada, tecnológi- ca, inovadora, inspiradora, mas como fazer isso? Para ajudar a explorar um pouco mais o conceito, Hoggenmuel- ler et al. traz 5 classificações com suas definições sobre arquitetura de mídia, sendo elas [6]: 1. Integração física da tecnologia de exibição na arquitetura: é a utilização de componentes tecnológicos como parte do conceito do espaço; 2. Estética do material do meio: Se preocupar com a composição do material e como este se integrará ao ambiente de forma a fazer parte dele; 3. Aspectos comunicativos e informa- tivos da arquitetura de mídia: Pai- néis informativos em rodovias, ruas e praças tem sua função, contudo é necessário considerar não apenas o material da comunicação, mas também como se comunicar com o público, buscando representações visuais novas e criativas ou trans- formando espaços públicos em am- bientes lúdicos aumentados.; 4. A consideração de aspectos con- textuais desempenha um papel importante para uma implantação bem-sucedida em espaços públicos: seguindo o conceito de visualizações urbanas situadas, Vande Moere e Hill enfatizam que as visualizações em- butidas na forma de exibições físicas precisam respeitar e responder às características do local circundante, fornecendo informações relaciona- das ao contexto local e que oferecem relevância sociocultural para a po- pulação local [6]; 5. Arquitetura de mídia facilita e melho- ra as interações sociais no ambiente urbano: como as experiências inte- rativas são cada vez mais predomi- nantes no ambiente construído, a interatividade também se tornou um aspecto importante na pesquisa de arquitetura de mídia. No entanto, não vemos a interatividade como um princípio em si; Conclui-se que a sociedade é tec- nológica e todas as esferas estão se transformando de acordo com a ma- crotransição representada por esta era. Tanto espaços fechados quanto públi- cos estão se adaptando as demandas trazidas pela humanidade, se tornando mais adaptadas ao remoto, ao virtual, provocando inovação e interatividade. Os espaços também precisam estar bem harmonizados para tornar esta realidade aprazível, empolgantes e ge- rar ainda mais engajamento nas pes- soas. Portanto é através desta simbiose da arquitetura com a tecnologia que se pode encontrar a melhor resposta para os espaços públicos e privados do futuro. Fontes: [1] Abraham H. Maslow. (1987). Motivation and personality (3rd ed.). New York [2] Knock, N. (2001), “Compensatory adaptation to a lean medium: an action research investigation of electronic communication in process involvement groups”, IEEE transactions on Professional Communication, Vl 44, N°4, pp 267-85 [3] AGÊNCIA O GLOBO. No pós-pandemia, escritórios ficarão com mais cara de casa, diz o arquiteto Sérgio Athié. Pequenas Empresas Grandes Negócios. Disponível em: <https://revistapegn. globo.com/Administracao-de-empresas/ noticia/2020/05/no-pos-pandemia- escritorios-ficarao-com-mais-cara- de-casa-diz-o-arquiteto-sergio-athie. html> Acesso em: 20 de maio de 2020 [4] Martin Brynskov, Peter Dalsgaard, and Kim Halskov. 2013. Understanding media architecture (better): one space, three cases. In Proc. of the workshop on interactive city lighting (CHI 2013). ACM, New York. spectacle in an urban light festival. [5] WEBSTER, Emily. TRANSFORMANDO LUGARES EM EXPERIÊNCIAS: AS TENDÊNCIAS DA ARQUITETURA COM MÍDIA PARA 2020. AVIXA. 06 de fev de 2020. Disponível em: https://www.avixa . org/pt/insight/blog/blog/2020/02/06/ transformando-lugares-em-experiencias- as-tendencias-da-arquitetura-com-midia- para-2020 Acesso em: 20 de maio de 2020. [6] Marius Hoggenmueller, Alexander Wiethoff, Andrew Vande Moere and Martin Tomitsch. 2018, Pages 106–117. A Media Architecture Approach to Designing Shared Displays for Residential Internet-of-Things Devices. In Proceedings of the 4th Media Architecture Biennale Conference. DOI: https:// doi.org/10.1145/3284389.3284391 …é através desta simbiose da arquitetura com a tecnologia que se pode encontrar a melhor resposta para os espaços públicos e privados do futuro

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