Revista Infra abril 2014 - page 80

80 INFRA
Outsourcing&Workplace
Divulgação
EM JOGO
 Estratégiade
marketingque
visa interação e
fidelização surgiu e se
popularizou com as
redes sociais e, agora,
vem sendoutilizada
também como
público interno, em
umanovaondade
crescimento apartir
de aplicativos para
smartphones
TECNOLOGIA– “Gameficação” | 
porPaulaCaires
O
preceitobásicodeum jogoéclaro:
um ganha, outro perde. Por essa
característica o nome da estratégia
de marketing que conquistou adeptos
em diferentes setores parece até injus-
to, pois a gamefication, ou na versão
abrasileirada, “gameficação”, visa justa-
mente o oposto, ou seja, uma relação
“ganha-ganha”.
O conceito resume-se a criar inte-
ração e provocar certas ações a partir
de determinados estímulos. Asmarcas
oferecem recompensas, sejam elas fi-
nanceiras ou não, a quem se propuser
a realizar as ações pré-determinadas,
que podem envolver recomendação,
divulgação ou avaliação de um produ-
to, serviçoouatémesmoaavaliaçãoda
RicardoBove, CEO
daMediaFactory
própriamarca. Ou seja, segundooCEO
da Media Factory, Ricardo Bove, para
as marcas, a curto prazo, a estratégia
possibilita engajamento e, consequen-
temente, aumento de vendas. Confi-
gura-se, ainda, como uma importante
ferramenta para captação de dados e
entendimento do consumidor, o que
viabiliza, a longo prazo, a fidelização.
“Para participar, as pessoas precisam
se cadastrar. Assim, você fica com os
dados que lhe permite entender me-
lhor o usuário e que servirão de norte
para ações posteriores de relaciona-
mento focadas em cadaperfil. Ou seja,
vocêpodegerar uma interaçãoa longo
prazo, eesseéumdosbenefíciosmaio-
res”, explicaele.
Osclientes–ou jogadores–, por sua
vez, podem ganhar prêmios com valo-
res financeiros ou incentivos virtuais,
comomedalhas e selos, que têm como
moteo reconhecimentosocial,navisão
deBove, abasedoconceito.
A popularidade desses tipos de jo-
gos pode ser explicada também pelo
fato de estimularem duas característi-
cas fortesnoserhumano: acooperação
e a competitividade. Vide o fenômeno
das redes sociais on-line, onde as pes-
soas se autopromovem e se ajudam, e
onde já há uma tendência natural de
recomendação e interação. “No entan-
to, cada vezmenos os posts demarcas
aparecem. Amédiade visualizaçãodos
posts erade15%. Hojeemdiaéde8%.
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