32 INFRA
Outsourcing & Workplace
Cada vez mais
atraentes para empresas
que desejam dar
maior dinamismo
aos seus negócios, os
condomínios logísticos
têm suas regras em
arquitetura, localização
e gestão de FM
terreno de 700 mil m
2
(que pertence à
União) dará lugar a uma área explorada
pela iniciativa privada, podendo abrigar
parque público, habitações populares e
até torres comerciais e residenciais.
A mudança, que deverá ser decidida
pela cidade durante audiências públi-
cas da decisão da nova Lei de Zonea-
mento, visa resolver a obsolescência
do empreendimento em termos estru-
turais e de movimentação de carga.
Mas, também, oferecer um endereço
mais estratégico do ponto de vista da
logística e da distribuição, reduzindo
o tráfego de caminhões nas congestio-
nadas marginais Tietê e Pinheiros – um
desafio que tem levado, cada vez mais,
as empresas a apostarem em condomí-
nios logísticos.
Dados do Departamento Nacional
de Trânsito (Denatran) apontam que a
frota brasileira mais do que dobrou nos
últimos dez anos, superando a marca
de 80 milhões de veículos ao final de
2013. O número elevado de automóveis
ocasiona congestionamentos frequen-
tes e já levou algumas cidades, como
São Paulo, a restringir a circulação de
caminhões em áreas urbanas. Impacto
direto nas transportadoras, que preci-
sam buscar alternativas, e que encare-
ce o frete. Isso, sem falar na dificuldade
para encontrar pontos para estacionar
(especialmente em relação a cargas
com entrega fracionada), reduzindo a
agilidade e aumentando o custo.
Desde 2012, a Proimport, uma das
maiores empresas nacionais do setor
O MODUS OPERANDI DOS GALPÕES
Condomínios logísticos |
por Érica Marcondes
E
m meados de outubro, o prefeito
Fernando Haddad anunciou um
projeto para retirar da Vila Leopoldina,
Zona Oeste de São Paulo, o Ceagesp –
maior entreposto de alimentos da Amé-
rica Latina. Se o plano for aprovado, o
Mega Centro Logístico
Itajaí, localizado em
Santa Catarina
Divulgação