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32 INFRA

Outsourcing & Workplace

 Cada vez mais

atraentes para empresas

que desejam dar

maior dinamismo

aos seus negócios, os

condomínios logísticos

têm suas regras em

arquitetura, localização

e gestão de FM

terreno de 700 mil m

2

(que pertence à

União) dará lugar a uma área explorada

pela iniciativa privada, podendo abrigar

parque público, habitações populares e

até torres comerciais e residenciais.

A mudança, que deverá ser decidida

pela cidade durante audiências públi-

cas da decisão da nova Lei de Zonea-

mento, visa resolver a obsolescência

do empreendimento em termos estru-

turais e de movimentação de carga.

Mas, também, oferecer um endereço

mais estratégico do ponto de vista da

logística e da distribuição, reduzindo

o tráfego de caminhões nas congestio-

nadas marginais Tietê e Pinheiros – um

desafio que tem levado, cada vez mais,

as empresas a apostarem em condomí-

nios logísticos.

Dados do Departamento Nacional

de Trânsito (Denatran) apontam que a

frota brasileira mais do que dobrou nos

últimos dez anos, superando a marca

de 80 milhões de veículos ao final de

2013. O número elevado de automóveis

ocasiona congestionamentos frequen-

tes e já levou algumas cidades, como

São Paulo, a restringir a circulação de

caminhões em áreas urbanas. Impacto

direto nas transportadoras, que preci-

sam buscar alternativas, e que encare-

ce o frete. Isso, sem falar na dificuldade

para encontrar pontos para estacionar

(especialmente em relação a cargas

com entrega fracionada), reduzindo a

agilidade e aumentando o custo.

Desde 2012, a Proimport, uma das

maiores empresas nacionais do setor

O MODUS OPERANDI DOS GALPÕES

Condomínios logísticos | 

por Érica Marcondes

E

m meados de outubro, o prefeito

Fernando Haddad anunciou um

projeto para retirar da Vila Leopoldina,

Zona Oeste de São Paulo, o Ceagesp –

maior entreposto de alimentos da Amé-

rica Latina. Se o plano for aprovado, o

Mega Centro Logístico

Itajaí, localizado em

Santa Catarina

Divulgação