Revista Infra Fevereiro 2017

48 INFRA Outsourcing & Workplace amadurecimento domercado contratan- te, que começa a enxergar a importância de uma gestão integrada de serviços de facilities”, resume o Executivo. ÁREA DE FACILITIES Edgar Pereira de Quadros, que é o Su- pervisor Administrativo – Frotas, Viagens, Serviços Gerais e Facilities da unidade de Porto Alegre/RS, levou-nos para fazer um tour e apresentou as melhorias que vem fazendo nas instalações da empre- sa, onde o seu dia a dia de gestão inclui os projetos de modernização desde a chegada da Sodexo em Porto Alegre, somado às experiências das equipes de “inteligência” interna e, também, às ex- periências de seus colegas gestores que ficam na planta dos clientes. Esse centro de inteligência, acaba de ser certificado ISO 9001 – FM: Serviços de Limpeza, Jar- dinagem e Recepção. Durante os últimos três anos, foram muitos projetos, que incluíram desde a ampliação da sede, a partir da demolição de um galpão anexo, que permitiu maior conforto aos usuários e flexibilidade de layout, conseguindo ainda um cresci- mento adicional de 15% para postos de trabalho. O site está dividido em dois andares (térreo emezanino), possui refei- tório dividido entre a cozinha inteligente e dois ambientes (interno e externo) para as refeições. Acompanhe agora alguns projetos de melhorias implantados pela gestão de Quadros: • Com a demolição de um galpão exter- no, alguns funcionários que ficavam de “cara para a parede antes da moderni- zação”, agora tem janelas que permi- tem que todo o escritório tenha a luz do dia à disposição. A obra também contribuiu para dobrar a capacidade do estacionamento, que atualmente conta com 200 vagas. Além disso, a área foi toda pavimentada, evitando riscos de acidentes para os pedestres. • Retrofit do sistema de iluminação como uso de LED, obteve uma redução de 30% do consumo de energia com iluminação. • Troca de 400 cadeiras que antes não atendiamàs normas e necessidades dos colaboradores, por assento da Herman Miller, que aumentoumuito a satisfação e bem-estar dos funcionários. • Mictórios sem utilização de água, com significativa redução no consumo. • Retrofit no sistema de ar condicionado, que no passado climatizava os dois an- dares por meio domesmo duto, ou seja, não era possível ajustar a temperatura de um andar sem afetar o outro. Agora os andares têm sistema de dutagem e máquinas independentes. A central do sistema também recebeu projeto acústico e fica dentro do escritório, no andar térreo. O Data Center também foi contemplado com a melhoria da climatização. • Reformulação acústica de uma sala de reunião, que tem sob seu teto um exaustor da coifa da cozinha, que an- teriormente emitia vibração e ruído, atrapalhando o uso do espaço. • Na limpeza, foi feita a implantação de panos coloridos, distintos por cada área, o que facilita o trabalho dos operacio- nais na identificação adequada de uso para cada situação/área de trabalho. • Sensores de presença nos sanitários, inclusive dentro dos boxes, também contribui com a economia de energia. • Implantação de uma salamultiuso, que serve para convivência entre os colabo- radores durante o intervalo do almoço, onde é possível assistir TV, jogar video- game, tênis de mesa e descansar. Tam- bémé utilizada para reunião de grandes equipes, pois comporta até 120 pessoas. Atende também a encontros de confra- ternização das equipes no final do dia. • Para atender à cultura local dos apre- ciadores do chimarrão, a implantação de uma simples mateira self service (em frente à sala de treinamento), re- tirou a necessidade dos funcionários solicitarem à cozinha que aquecesse a água do mate, o que atrapalhava a logística do trabalho. • Os funcionários ainda têm à disposição uma farta horta que permite que levem hortaliças para suas residências. • Implantação de um telhado sobre a laje do prédio ajudou na melhoria dos equipamentos de utilidades, que antes ficavam no sol e que de certa forma in- fluenciavamna performance dos ativos. Edgar Pereira de Quadros, Supervisor Administrativo da unidade de Porto Alegre/RS Marilde Fontana, Gerente da Plataforma Food, e Gabriela Cardoso, Gerente do Restaurante Divulgação Divulgação OUTSOURCING

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