Revista Infra Junho 2017

49 INFRA Outsourcing & Workplace ele pode gerar engajamento genuíno das pessoas e organizações em torno do negócio (clientes, colaboradores, em- presas parceiras, comunidades e acio- nistas), criando paixão, pertencimento e compromisso. O propósito também é responsável por gerar diferenciação, relevância e inspiração. As marcas com propósito tendem a ter clientes e cola- boradores mais fiéis, tendem a ser mais rentáveis e criamum legado duradouro. Para que tudo isso tenha efeito, é relevante pontuar que as pessoas só perceberão e entenderão a organização amedida que ela comunica o que acre- dita e age de acordo. Isso quer dizer que apenas uma ação isolada não entrega o seu propósito, a organização temque se comprometer plenamente com a posi- çãoque toma. Se opropósitonão é vivo e verdadeiro, ele vira umquadro demissão pendurado em uma sala que ninguém enxerga. É como a frutaria que diz ofe- recer alimentos frescos e direto da terra, mas vende pêssegos passados. Com o tempo esses negócios começam a dar sinais de problemas, seja nas finanças ou na equipe. As pessoas vão percebendo que têm alguma coisa errada. Um ponto importante, é o foco das empresas compropósito em equilibrar as necessidades e desejos de todas as partes envolvidas comela, e não apenas do acionista. Vemos que as marcas com propósito são altamente engajadas em fomentar relações ganha-ganha com to- dos, formando parcerias duradouras que trazem inúmeros benefícios. No livro Os segredos das empresas mais queridas de Rajendra Sisodia, Jagdish Sheth e Da- vid Wolfe há um estudo que comprova que cada parte tende a prosperar mais quando todas as partes prosperam. Isso ocorre principalmente porque é assimque uma empresa compropósito consegue satisfazer às necessidades tangíveis e intangíveis de cada uma dessas partes que a compõe, de uma maneira que as encanta, gerando em- patia e fidelidade para com a empresa. É como um supermercado que valoriza não só os seus clientes, mas também seus colaboradores, fornece- dores e comunidade, desenvolvendo e apoiando o crescimento de cada um deles. Quando há o desenvolvimen- to conjunto, essas pessoas lembrarão desse supermercado e vão ajudar de alguma forma, seja comprando, tra- balhando com mais foco, criando me- lhores parcerias. No fim das contas, essas organizações criam valor para si no longo prazo, tanto em termos de faturamento quanto em marca. Quando uma organização tem cla- reza do propósito de sua marca seu crescimento é mais certo. Quando os gestores de todas as áreas reconhecem o foco e seu propósito, as dúvidas sobre as vendas, sobre clientes-chave e estra- tégia de negócio ficam reduzidas e há mais fluidez nas escolhas de caminho. Mas como descobrir qual o seu pro- pósito? Geralmente ele pode ser encon- trado na história das pessoas que fazem a empresa. Voltar às origens pode aju- dar a entender onde brilham os olhos, o que motivou as pessoas a começar e então descobrir que a empresa já faz ou pode fazer algo significativo para si e para o mundo. Que seu propósito possa envolver as pessoas e transformar o entorno do seu negócio. Isso movimenta o mundo de forma positiva e ainda gera resultados, pode apostar.

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