Revista Infra Maio/Junho 2018

29 INFRA Outsourcing & Workplace Por mais competente que o profissional seja, pode acontecer que o ambiente esteja proporcionando experiências negativas Mauro Sérgio Kyriazi Campos , Especialista em Facilities & Real Estate Management objetivo da empresa, sem que ele tenha que se preocupar com eventuais ruídos externos ou problemas de desempenho que envolva outros departamentos”, in- forma Campos. Ou seja, o WMF é a contribuição das diversas disciplinas, como Real Estate, Facilities Management, TI, Recursos Hu- manos, Risco, Segurança etc., para pro- porcionar uma boa experiência, com o melhor custo benefício aos usuários da organização. Porém, é certo que cada área possui sua própria linguagem, suas próprias re- gras e direção na organização. Possibilitar que as disciplinas encontremumconjunto unificadode objetivos, ligados firmemente ao propósito e estratégia da empresa, é o papel desempenhado pelo WMF, que definirá as capacidades necessárias para fornecer ambientes de trabalho eficazes, independente de suas unidades e de seus parceiros fornecedores. “Alémdisso”, destacaMaran, “é preciso levar em consideração que as pessoas mudam e a sociedade também muda”. Por isso, para que o gestor desse ativo consiga propiciar uma experiência posi- tiva, é preciso cuidar do todo e verificar se as instalações estão funcionando bem, se o ambiente de trabalho é ventilado, se o ar condicionado está em temperatura agradável, se não há constante quedas de energia, se o lugar possui proteção an- tirruído, entre outras características que proporcionam um ciclo de vida longo ao empreendimento, gerando um bom am- biente para trabalhar. A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS Um exemplo apresentado por Cam- pos sobre o impacto positivo que o tra- balho desenvolvido com total integração das áreas proporcionou para causar uma boa experiência aos usuários, foi quando em 2016, como Diretor de Facilities e Real Estate América Latina da Firmenich, sua equipe realizou a mudança da sede da empresa, no México. Campos comentou que nesse proces- so, a empresa que antes estava localizada em edifício próprio, passou a ocupar três andares de uma torre corporativa, realizan- do amudança de pessoas, escritório e la- boratórioda Firmenich. Destacouque essa mudança jamais teria acontecido se fosse feita somente pela equipe de facilities. “Só foi possível que os usuários tivessemuma experiencia efetiva no novo ambiente de trabalho, porque todos os departamentos Divulgação

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