Revista Infra Maio/Junho 2018

46 INFRA Outsourcing & Workplace O CURRÍCULO TRADICIONAL VAI ASSUMIR? Outra dúvida domercado diz respeito ao surgimento do currículo cego – um modelo sem informações pessoais como nome, endereço, idade, nacionalidade, gênero ou foto. Até mesmo o endereço de e-mail utilizado deve ser impessoal, contendo iniciais, indica a gerente. “Seu objetivo é evitar preconceitos. Ummode- lo que está sendo utilizado em países de primeiro mundo através de tecnologia. É urgente reduzir a discriminação nos processos seletivos, mas a proposta do ‘currículo cego’ se aplica ao contexto europeu, e não ao brasileiro. Esse tipo de currículo não é utilizado no Brasil. Utilizamos os currículos tradicionais. No Brasil, o preconceito é mais visível na etapa presencial (entrevistas) e não tanto na fase de análise do currículo. O impor- tante é investir emmudanças culturais”, garante Fernanda Andrade. Segundo ela, já existemoutras opções de se candidatar a vagas, como vídeos, links para redes sociais profissionais e outras plataformas digitais. Porém, no Brasil, o currículo tradicional continua sendo o mais utilizado com algumas atualizações. Por exemplo, atualmente não se utiliza foto em currículo e para substituí-la, inserir link de rede social profissional é bem atrativo. Além disso, citar mais resultados emenos atribuições torna o currículo mais atrativo. Eduardo Mardegan, Consultor Sênior da Divisão de Construção e Proprieda- des da Michael Page, também destaca o uso mais intenso das redes sociais, que têm servido como uma “vitrine”, tanto para recrutadores que buscam potenciais executivos quanto para os candidatos que desejam ser vistos. Para ele, o LinkedIn é o canal mais indicado. A orientação é manter o perfil sempre atualizado (e apenas com informações profissionais) e, ainda, aproveitar a fer- ramenta para participar de grupos de discussão na área. “Mas lembre-se: o virtual não substitui o contato olho no olho. Isso significa que o networking continua sendo obrigatório tanto para o empregado quanto para o desempre- gado. É preciso sair da zona de conforto, manter a motivação acesa”. De acordo comumdocumento recen- te da International Facility Management Association (IFMA), uma tremenda fonte de conhecimento e informações sobre FM são colegas do setor. Ficar on-line em fóruns de chats ativamente, colocando questões, pode trazer assistência. Ainda segundo o artigo, voluntariar-se para assumir uma posição de lideran- ça em sua sociedade profissional pode permitir que você ganhe habilidades de liderança e gerenciamento em um am- biente, muitas vezes, indulgente. CURSOS E EVENTOS NA ÁREA E IDIOMAS Os cursos também são sempre bem- -vindos e o profissional deve buscar aqueles dentro de sua área de atuação. O ingresso em um MBA, por exemplo, possibilita a troca de conhecimentos e informações com profissionais das mais diversas áreas do mercado. Além de proporcionar networking, o estudo em um curso regular amplia seu horizonte e contribui para o surgimento de novas oportunidades. A busca por cursos de atualização (presencial ou on-line) é outra solução. Hoje em dia, existem universidades e empresas que oferecem aulas a preços bem acessíveis e até gratuitas. Além disso, o mercado brasileiro já dispõe de uma ampla gama de congressos e eventos voltados para o segmento. Veja o Congresso INFRA São Paulo, que em sua 15ª edição reuniu próximo de mil profissionais. Fotos Divulgação CARREIRA Eduardo Mardegan, da Michael Page Fernanda Andrade, da NVH Human Intelligence

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