Revista Infra Maio/Junho 2019

139 INFRA Outsourcing & Workplace cionar os talentos para atividades mais apropriadas e entender suas motivações, adotando modelos de gestão diferenciados para cada um. Essa estratégia permite promover um plano de desenvolvimento indi- vidual e coletivo, orquestrando desta forma todo o time para o alcance dos resultados corporativos; 4) Promover a Diversidade: Em tem- pos em que o líder precisa geren- ciar pessoas de diferentes gerações (idades), times multidisciplinares, e até mesmo em alguns momentos, culturas distintas, se faz necessário estimular este ambiente de troca de ideias aproveitando o melhor de cada um. É preciso ter a capacidade de mobilizar a equipe para executar seus planos e obter resultados. Não se esqueça de, constantemente, pro- mover feedbacks de performance. Isso ajuda o grupo a entender os ajustes que são necessários para um melhor clima organizacional e maior possibilidade de obtenção de resultados; 5) Incentivar a prática do autoconhe- cimento: É fundamental que tanto o líder, quanto os liderados, conheçam profundamente a si mesmos. E isso pode ser feito via processo qualificado e profundo de coaching, para conhecer seus gaps e fortalezas, promovendo melhorias necessárias. Isso apoiará, inclusive, para direcionamentos de formações que irão suportar o desen- volvimento individual de cada um; 6) Adoção de Tecnologia: Um líder deve conhecer e se aprofundar quan- to ao uso da tecnologia, seja para a melhoria de sua gestão, ou na apli- cação das diversas linguagens no campo das redes sociais e das várias mídias. É importante disseminar o que é necessário incentivando um ambiente propício para novas abor- dagens e implementações de tec- nologias que impactam o business. Não perca o equilíbrio emocional. Um bom líder precisa trazer harmonia na gestão, mesmo diante do estresse Instituir sinergias entre áreas da organização traz redução de custos e de prazos de entrega, além de aumentar as chances de um melhor atendimento Por outro lado, o líder precisa es- tar atento a 5 principais ações do que também NÃO é prudente fazer: 1) Não critique em público. Faça isso one-to-one; 2) Não perca o equilíbrio emocional. Um bom líder precisa trazer har- monia na gestão, mesmo diante do estresse; 3) Não estipule metas inatingíveis. É preciso deixar os colaboradores na zona de streching, mas nunca na zona de pânico; 4) Não trate seus colaboradores como peças que podem ser substituídas. Lembre-se que é através das pessoas que se obtém qualquer resultado; 5) Não ignore a vida pessoal (nem sua, nem tão pouco dos seus colaborado- res). Lembre-se que é preciso equilí- brio entre o profissional e o pessoal, e cada vez mais, as pessoas buscam esse balanceamento.

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