Revista Infra Maio/Junho 2019

145 INFRA Outsourcing & Workplace querem ou precisam: de que forma o seu produto ou serviço pode ajudar o dia a dia delas a ser mais fácil, mas agradável ou mais produtivo? Você pode vender, você pode expor seus produtos e serviços, mas o prin- cípio é o relacionamento. Pergunte-se: de que forma posso tornar essa infor- mação interessante ou útil para o meu público-alvo? Crie conversas acerca do seu conteúdo. Reconheça, valorize e incentive o seu público como criador e cocriador. Fale de pessoa para pessoas e não de empresa para pessoas. Enten- da as redes sociais como uma praça pública, onde você pode encontrar e conhecer pessoas, conversar, ouvir, promover eventos, atrações, mas não como uma feira livre, onde um tenta gritar mais alto que o outro, oferecendo qualquer serviço a qualquer um que passa, puxando-o pelo braço. É preciso comunicar, de fato, e não apenas emitir uma mensagem. É preciso, ainda, ir além. Relacionar-se. Lembre-se: são redes “sociais” e são seres “humanos”. Como diz o Coach e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, é preciso criar vínculos. As tecnologias e os produtos são facilmente copiáveis. O exclusivo hoje é comodity amanhã. A inovação de hoje é obsoleto amanhã, mas os vínculos, se verdadeiros, são sempre vínculos. A sábia raposa da clássica história “O Pequeno Príncipe” também nos diz para “criar laços”. No original: créer des liens . Liens quer dizer elo, o elo que une a corrente. Como os elos de uma corrente, é estar preso, laçado, apreen- dido, ligado, conectado. Ou seja, não basta laçar o outro (atrair o público). É estar, ao mesmo tempo, laçado pelo outro. É estar entrelaçado. É preciso se relacionar, cativar, que significa, na origem, “aprender” com o outro; “conhecer” o outro; “trazer para casa”, para sua casa, para o seu convívio. Cativar é tambémnão soltar o laço, não perder a conexão. Por isso que a raposa diz: “Mas, se tume cativas, nós teremos necessidade um do outro”. A palavra “necessidade” significa “não ceder”. En- tão, “cativar” é um processo complexo. Primeiro, é o ato de trazer a pessoa para si, aomesmo tempo emque se é levado por ela também. É, primeiro, entrelaçar. E, depois, manter a ligação – não deixar o laço se romper. 1) Personifique sua marca. As pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem com pessoas. Pense na sua marca dessa forma. Quantos anos ela teria se fosse um ser humano? Seria homem ou mulher? Suas preferências, tom de voz, jeito de falar. 2) Personifique seu público. Quais problemas ele tem que você pode resolver? Do que ele gosta? Como é a rotina? Falar com “uma” pessoa também é a melhor estratégia para personificar a sua comunicação. 3) Planeje seus conteúdos. Crie um cronograma com os temas-chaves relevantes para o seu público e compatíveis com o seu negócio, partindo sempre da premissa de seu público-alvo: como esse conteúdo pode ser útil para ele? Como posso ajudá-lo? Qual problema posso ajudar a resolver? O que posso agregar? Sabe aquela camiseta clássica do varejo em que está escrito “posso ajudá-lo?” Vista-a mentalmente ao pensar e criar seus conteúdos! 4) Faça comunicação. Não é só falar. O processo de comunicação pleno inclui o ouvir e recomeçar todo o círculo a partir desse feedback. Com os recursos disponíveis na comunicação digital os feedbacks podem ir muito além e ajudá- lo não somente a moldar as suas mensagens, mas também a sua estratégia e até o seu negócio. Fique atento e aberto a eles e aproveite os insights gratuitos pelos quais antes você tinha de investir em amplas pesquisas de mercado. 5) Seja estratégico. Todas as dicas anteriores já foram úteis para criar conteúdos engajadores. Junto com tantos outros direcionamentos, era possível criar algo com alto potencial de engajamento. Mas, como costumamos dizer, almoço grátis não existe! Hoje, as plataformas são verdadeiras mídias, mas um conteúdo relevante ainda vai te ajudar a ter uma performance melhor e a deixar a casa limpa e linda para quem vier te visitar. E quem resiste a um ambiente limpo, aconchegante e a uma boa conversa com um anfitrião atencioso, que ouve, que retribui e cativa? CINCO DICAS PARA A SUA COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

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