Revista Infra Maio/Junho 2019

19 INFRA Outsourcing & Workplace Thiago Martins, Diretor de Gestão de Espaços e Ambiental da Globo Maurício Gonzalez, Diretor de Finanças e Infraestrutura da Globo no Leblon. Agora, estamos todos a dis- tância de um andar, o que possibilitou uma grande troca de informações com maior velocidade. A integração nos per- mitiu que em cinco minutos a gente reú- na todos numa única sala de reunião e resolva uma questão de trabalho, sem ter o descolamento de umbairro para outro. Além de tudo, é um projeto de cons- trução sustentável, com diferentes solu- ções de arquitetura. Todos planejados e projetados, internamente, pela nossa equipe de Infraestrutura, responsáveis pelo estudo de fluxo, com proximidade das áreas, possibilitando assim, o for- mato de open space e cada andar com uma solução particular ao perfil da área. As salas dos diretores em geral foram totalmente extintas, sendo exclusivas aos diretores corporativos”, explica Gonzalez. Thiago Martins complementa, nos mostrando que em todos os andares há uma área de convivência, que também são usadas para encontros de trabalho das equipes, tornando-se um ponto de encontro dos funcionários das áreas, que estão alocados nos andares. “Nessa área de convivência, são vários ambientes que a gente consegue estruturar. As arqui- bancadas, por exemplo, ajudam reunir a equipe e passar uma mensagem, um recado ou fazer uma reunião informal rápida e tomar um café descontraído. Por andar, totalizamos uma média de seis salas de reunião e fora isso, temos os ambientes abertos, onde os gestores conseguem unir de dois a três profissio- nais, não precisando ocupar uma sala de reunião maior”, resume. No térreo, além da recepção, há uma sala multiuso e um refeitório, o primeiro pavimento se liga a um amplo terraço ao ar livre, tornando o espaço de convivên- cia e alimentação numambiente diferen- ciado para os momentos das refeições e descanso dos funcionários. “Além disso, como construímos um prédio sustentá- vel, com mais de 150 vagas de estacio- namento, estamos incentivando muito a equipe a usar transporte alternativo ofertando várias vagas para as bicicletas e vestiários”, acrescenta. Desde 2013, quando Gonzalez chegou a Globo, o modelo de gestão como um todo, passou por uma grande mudança. Na área de Infraestrutura e Serviços, es- pecificamente, dirigida por ele, muitas coisas mudaram. “O que a gente tinha antes e o que temos hoje em termos de gestão, não tem nem comparação. Hoje, a gestão é lastreada por indicado- res, acompanhamento de performan- ce, uma relação diferenciada com os prestadores de serviços, fornecedores e contratos estabelecidos. “Quando conversamos na entrevista de abril de 2013, lembro de ter comentado contigo da necessidade de uma melhor integra- ção. “Naquele momento, a Globo tinha cinco gestões diferentes, RJ, SP, DF, MG, RE agora unificamos tudo. Toda a parte de Infraestrutura hoje, está debaixo do mesmo guarda-chuva, todos no mesmo padrão, no mesmo propósito, mesmo indicadores e acompanhamento. Então, de fato, tivemos uma evolução e ganhos sólidos. A partir disso, passamos a ter escala, negociações diferenciadas, enfim planejamos tudo, desde que assumimos esse desafio”, relata ele. “Um exemplo, é a própria profissiona- lização da relação com os fornecedores. Hoje, é totalmente diferente, temumpro- grama de avaliações que a gente premia os mais engajados, enfim um processo demelhoria contínua. É interessante por- que a gente fala desse prédio aqui, que é praticamente o final desse projeto de consolidação da nossa diretoria. Esse equipamento meio que simboliza todo um processo de amadurecimento de evolução do modelo de gestão, porque a gente só conseguiu integrar essas áreas neste prédio, porque tudo foi planejado Fotos Divulgação

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