Revista Infra - Novembro / Dezembro 2020

proposta existente entre a qualidade do espaço físico e o desempenho dos alunos. Conforme declara Sanoff (2001), “O espaço físico (...) tem o poder de organizar e promover relações entre pessoas de diversas idades, promover mudanças, escolhas e atividade e (...) po- tencial de despertar diferentes tipos de aprendizado social, cognitivo e afetivo”. E é neste cenário que as escolas vêm se preparando para um retorno presen- cial com uma infraestrutura inovadora, buscando conectar todos os elemen- tos pedagógicos, traduzindo em um desafio que será aplicado em espaços multidisciplinares, commobiliário fle- xível, alta tecnologia em infraestrutura de wi-fi, aproximando a relação entre professor e aluno através de um am- biente mais virtual, o que é um grande atrativo para a geração atual. Estes espaços são traduzidos em áreas em que possam ser praticadas a interação com outras pessoas, cola- boração com tarefas em grupo, levan- do o declínio do uso de salas de aula tradicionais e crescendo cada vez mais os espaços de aprendizados informais, como metodologia de aprendizado co- laborativa. A infraestrutura necessária para a construção desses espaços torna-se mais elaborada, sendo necessário um conjunto de elementos para compor o ambiente físico, que estão entre eles: iluminação adequada, ventilação e climatização confortável com forte sistema de renovação de ar, com ca- pacidade para atender o cenário atual de pós-pandemia, qualidade no nível tecnológico, acústica calibrada, mobi- liário e cores que influenciem de forma positiva a exploração da criatividade e colaboração para o conhecimento. Alguns elementos utilizados na con- cepção dos espaços implantados no Colégio e Universidade do Mackenzie, foram concebidos com a finalidade de realizar atividades diferentes, denomi- nados como metodologias ativas, em um mesmo espaço. Nas figuras em destaque, mostram dois espaços para desenvolver ativida- des interdisciplinares com diferentes possibilidades de layout: na bancada central, os alunos se posicionam no começo das aulas com atividades que requerem mais atenção, como cola, solda, cortes e pequenas marcenarias. Há estações móveis, fazendo com que os alunos transitem pela sala e assim proporcionam a dinâmica das aulas, contando também com um cantinho para leitura. Paredes de vidro possi- bilitam a exposição dos trabalhos, estimulando a criatividade do aluno, Divulgação/Mackenzie e também onde acontecem as discus- sões dos projetos desenvolvidos, um grande espaço de brainstorming. To- dos os cantos foram projetados com marcenarias que possibilitam áreas para armazenagem para que sejam organizados os materiais consumí- veis em sala de aula. Grids metálicos servem para fixar luminárias, neste caso entre direcionáveis e decorati- vas, garantindo a quantidade de luz necessária para o desenvolvimento dos trabalhos, preservando a saúde ocular dos usuários. Iluminação e ven- tilação naturais cruzadas, para garantir o conforto térmico do ambiente. As alturas e dimensionamento dos móveis devem ser projetadas para garantir a ergonomia e conforto. O sistema de ar condicionado também é um dos elementos que trazem o conforto aos alunos, exigindo uma renovação de ar reforçada. Uso de multimídia para a exposição de trabalhos digitais e apre- sentações, além da interação do pró- prio aluno com o conteúdo da aula e por fim, a questão acústica trabalhada nos materiais de piso, forro, paredes e marcenaria, para equilibrar a reverbe- ração e conseguir atender a todas as atividades em aula, sem interferir umas às outras. Como resultante, estes são espaços em que os alunos ficam na expectativa de chegar o dia e horário de sua aula, um grande estímulo de criatividade! Passamos por ummomento comce- nários inseguros, e que de certa forma cria um período desafiador e promissor para investimentos nos espaços esco- lares, uma oportunidade de ser revista a infraestrutura escolar, desde que de forma integrada ao plano pedagógico e de negócio. Sala de Metodologias Ativas no Colégio Presbiteriano Mackenzie, dezembro de 2019 Sala de Metodologias Ativas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, dezembro de 2019 109 INFRA Outsourcing & Workplace

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