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Outsourcing & Workplace
REESTRUTURAÇÃO DE
TRANSPORTE FRETADO
Inovar fazendo o mesmo de forma diferente e sustentável
e ainda com economia de R$ 1,5 milhões/ano
U
m dos cases apresenta-
dos no Prêmio Abrafac
deste ano foi o projeto de
reestruturação do transporte
fretado, serviço disponível
para mais de sete mil usuá-
rios que trabalhamna fábrica
da Renault em São José dos
Pinhais, no Paraná. O case
detalhou como foi a cisão de
dois sistemas de transportes
dedicados às três fábricas si-
tuados no mesmo complexo,
sendo que desde a inaugura-
ção dos sites, o esquema de
transporte era segregado. A
cisão representou a unifica-
ção em esquema único de
transporte, que resultou em
melhor qualidade do servi-
ço, redução do custo total
do serviço, mais segurança
e conforto para os usuários,
pois a área física do estacio-
namento, logística dos veí-
culos, horários e itinerários
foram revistos.
Segundo a Gerente de
Serviços da Renault Bra-
sil, Mariza Agottani, todas
as ações da área de faci-
lities objetivam entregar
os serviços com qualida-
de, de forma sustentável e
O resultado final do trabalho foi
mais qualidade no serviço, economia
para a empresa e sentimento
de orgulho do time de facilities
por ter atingido o objetivo
Mariza Agottani
é responsável por
gerenciar os serviços
de todas as instalações
da Renault Brasil.
Possui graduação
em administração
de empresas pela
Universidade Federal
do Paraná com MBA
em Finanças pela
Fundação Getúlio
Vargas do Paraná e
MBA em Gestão de
Negócios Automotivos
pela Fundação Getúlio
Vargas de São Paulo
otimizando custo. “A ação
que beneficiou os usuários
aportou também ganho de
R$ 1,5 milhão de reais ano,
quase 10% do valor anual.
E mais do que isso, antes
tinham 224 linhas e agora
possuem 186, o que signifi-
ca muito menos ônibus cir-
culando na região, que con-
tribui de forma sustentável
e satisfatória para as ques-
tões urbanas da cidade.
Essa redução foi possível
mesmo em um momento de
crescimento da quantida-
de de usuários (projeto de
expansão da fábrica ocorri-
do em 2013). A iniciativa e a
pilotagem do projeto foram
da área de facilities, todavia
para viabilizá-lo, várias ou-
tras áreas da empresa foram
envolvidas como o real esta-
te, a segurança das pessoas,
os recursos humanos, as
compras e a comunicação,
além do forte envolvimento
com as áreas de clientes”,
relata a Executiva. “Conse-
guimos envolver as pessoas,
que foi a grande força des-
te projeto, pois a avaliação
conjunta permitiu que um se
colocasse no lugar do outro.
Todos juntos fizeram o proje-
to acontecer. Para chegar lá,
mudamos tudo no transpor-
te. Implodimos e reconstruí-
mos o local de embarque, de
desembarque, adaptamos
itinerários, mudamos horá-
rios, transfers entre as fábri-
cas, comunicamos as altera-
ções o tempo todo por meio
de informativos internos,
cartilhas, quiosques etc.”, re-
lata Agottani.
RENAULT DO BRASIL |
por Léa Lobo