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90 INFRA

Outsourcing & Workplace

REESTRUTURAÇÃO DE

TRANSPORTE FRETADO

 Inovar fazendo o mesmo de forma diferente e sustentável

e ainda com economia de R$ 1,5 milhões/ano

U

m dos cases apresenta-

dos no Prêmio Abrafac

deste ano foi o projeto de

reestruturação do transporte

fretado, serviço disponível

para mais de sete mil usuá-

rios que trabalhamna fábrica

da Renault em São José dos

Pinhais, no Paraná. O case

detalhou como foi a cisão de

dois sistemas de transportes

dedicados às três fábricas si-

tuados no mesmo complexo,

sendo que desde a inaugura-

ção dos sites, o esquema de

transporte era segregado. A

cisão representou a unifica-

ção em esquema único de

transporte, que resultou em

melhor qualidade do servi-

ço, redução do custo total

do serviço, mais segurança

e conforto para os usuários,

pois a área física do estacio-

namento, logística dos veí-

culos, horários e itinerários

foram revistos.

Segundo a Gerente de

Serviços da Renault Bra-

sil, Mariza Agottani, todas

as ações da área de faci-

lities objetivam entregar

os serviços com qualida-

de, de forma sustentável e

 O resultado final do trabalho foi

mais qualidade no serviço, economia

para a empresa e sentimento

de orgulho do time de facilities

por ter atingido o objetivo 

Mariza Agottani

é responsável por

gerenciar os serviços

de todas as instalações

da Renault Brasil.

Possui graduação

em administração

de empresas pela

Universidade Federal

do Paraná com MBA

em Finanças pela

Fundação Getúlio

Vargas do Paraná e

MBA em Gestão de

Negócios Automotivos

pela Fundação Getúlio

Vargas de São Paulo

otimizando custo. “A ação

que beneficiou os usuários

aportou também ganho de

R$ 1,5 milhão de reais ano,

quase 10% do valor anual.

E mais do que isso, antes

tinham 224 linhas e agora

possuem 186, o que signifi-

ca muito menos ônibus cir-

culando na região, que con-

tribui de forma sustentável

e satisfatória para as ques-

tões urbanas da cidade.

Essa redução foi possível

mesmo em um momento de

crescimento da quantida-

de de usuários (projeto de

expansão da fábrica ocorri-

do em 2013). A iniciativa e a

pilotagem do projeto foram

da área de facilities, todavia

para viabilizá-lo, várias ou-

tras áreas da empresa foram

envolvidas como o real esta-

te, a segurança das pessoas,

os recursos humanos, as

compras e a comunicação,

além do forte envolvimento

com as áreas de clientes”,

relata a Executiva. “Conse-

guimos envolver as pessoas,

que foi a grande força des-

te projeto, pois a avaliação

conjunta permitiu que um se

colocasse no lugar do outro.

Todos juntos fizeram o proje-

to acontecer. Para chegar lá,

mudamos tudo no transpor-

te. Implodimos e reconstruí-

mos o local de embarque, de

desembarque, adaptamos

itinerários, mudamos horá-

rios, transfers entre as fábri-

cas, comunicamos as altera-

ções o tempo todo por meio

de informativos internos,

cartilhas, quiosques etc.”, re-

lata Agottani.

RENAULT DO BRASIL | 

por Léa Lobo