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46 INFRA

Outsourcing & Workplace

A IMPORTÂNCIA DO TÁXI AÉREO NO

CONTEXTO DE UTILIDADE PÚBLICA, QUE MAIS

DO QUE O TRANSPORTE DE EXECUTIVOS

ATENDE À DEMANDA DAS ÁREAS DE SERVIÇOS

O

táxi aéreo surgiu inicialmente com

o objetivo de atender um nicho de

mercado voltado para o transporte aé-

reo de empresários e altos executivos,

com característica de aviação executiva.

Com a expansão da economia surgiram

novas necessidades para os serviços

aéreos, como transporte de malotes de

bancos e dos correios, garimpos, órgãos

governamentais e, até mesmo, a expan-

são do uso de aeronaves pelos empre-

sários e altos executivos.

Para melhor atender este público,

que utilizava cada vez mais o transporte

aéreo com voos específicos, foi neces-

sário proverem os usuários da modali-

dade táxi aéreo. Porém, para garantir a

alta qualidade nos serviços prestados,

foi imposta às empresas seguir rígidos

padrões de operações e manutenção,

aplicado pelo então DAC – Departamen-

to Aviação Civil (órgão ligado a Aeronáu-

tica) e posteriormente em 2005 transfe-

rido para o poder civil, e criou-se a Anac

– Agência Nacional da Aviação Civil, hoje

autoridade máxima na regulação do

setor de aviação civil, responsável pela

homologação, regulação e fiscalização,

porém ainda só abrangem a aviação de

linhas aéreas e táxi aéreo.

Luxo ou necessidade? Precisamos

quebrar paradigmas de que os serviços

de táxi aéreo são exclusivos para uso

executivo e um mercado de luxo. Mui-

TRANSPORTE | 

por Enio Paes de Oliveira*

to pelo contrário. Na média nacional,

menos de 5% dos voos realizados são

para executivos ou famílias em férias

ou viagens a lazer. Hoje o táxi aéreo no

Brasil é mais do que um serviço públi-

co. O setor de táxi aéreo no Brasil exer-

ce quase na sua totalidade atividade

de utilidade pública, realizando opera-

ções como: transporte de passageiros,

de cargas, de enfermos e órgãos para

transplantes, atendimento ao transpor-

te de funcionários públicos para regiões

ribeirinho e indígenas, voo panorâmico

e de inspeções em redes de alta tensão,

ligações sistemáticas (linhas aéreas de

interligação), transporte on e offshore

para as plataformas petrolíferas e lan-

çamento de paraquedista.

Por exemplo, é em aeronaves de

táxi aéreo que funcionários de platafor-

ma de petróleo (offshore) diariamente

chegam e voltam dos seus postos de

trabalho para que o Brasil continue sua

produção petrolífera. Imagine este setor

sem o táxi aéreo por alguns dias. Tam-

bém, e não menos importante são nes-

tas aeronaves que são transportados

pacientes em UTI aérea que necessitam

de atendimento urgente. Assim como os

pacientes, também transporta órgãos

para transplante que precisam chegar

no seu destino urgente para que pos-

sam salvar a vida dos seus receptores.

Como seria também se as encomen-

das e correspondências via Correios

e os malotes, cheques compensados

e numerários para os bancos fossem

transportados via terrestre ou fluvial

em atendimento a sociedade desam-

parada de grandes centros. Quantos

dias demorariam para chegar? Ainda o

transporte de peças para indústria au-

tomotiva e de manutenção, os funcio-

nários de grandes edificações de usinas

hidroelétricas mais remotas, todos de-

pendem do táxi aéreo para que a eco-

nomia do nosso País possa fluir com

competitividade e crescimento.

As próprias linhas de transmissão de

energia passam por periódicas inspe-

ções que só podem ser feitas comuso de

helicópteros de táxi aéreo. Imagine uma

cidade sem energia por algumas horas