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Outsourcing & Workplace
A IMPORTÂNCIA DO TÁXI AÉREO NO
CONTEXTO DE UTILIDADE PÚBLICA, QUE MAIS
DO QUE O TRANSPORTE DE EXECUTIVOS
ATENDE À DEMANDA DAS ÁREAS DE SERVIÇOS
O
táxi aéreo surgiu inicialmente com
o objetivo de atender um nicho de
mercado voltado para o transporte aé-
reo de empresários e altos executivos,
com característica de aviação executiva.
Com a expansão da economia surgiram
novas necessidades para os serviços
aéreos, como transporte de malotes de
bancos e dos correios, garimpos, órgãos
governamentais e, até mesmo, a expan-
são do uso de aeronaves pelos empre-
sários e altos executivos.
Para melhor atender este público,
que utilizava cada vez mais o transporte
aéreo com voos específicos, foi neces-
sário proverem os usuários da modali-
dade táxi aéreo. Porém, para garantir a
alta qualidade nos serviços prestados,
foi imposta às empresas seguir rígidos
padrões de operações e manutenção,
aplicado pelo então DAC – Departamen-
to Aviação Civil (órgão ligado a Aeronáu-
tica) e posteriormente em 2005 transfe-
rido para o poder civil, e criou-se a Anac
– Agência Nacional da Aviação Civil, hoje
autoridade máxima na regulação do
setor de aviação civil, responsável pela
homologação, regulação e fiscalização,
porém ainda só abrangem a aviação de
linhas aéreas e táxi aéreo.
Luxo ou necessidade? Precisamos
quebrar paradigmas de que os serviços
de táxi aéreo são exclusivos para uso
executivo e um mercado de luxo. Mui-
TRANSPORTE |
por Enio Paes de Oliveira*
to pelo contrário. Na média nacional,
menos de 5% dos voos realizados são
para executivos ou famílias em férias
ou viagens a lazer. Hoje o táxi aéreo no
Brasil é mais do que um serviço públi-
co. O setor de táxi aéreo no Brasil exer-
ce quase na sua totalidade atividade
de utilidade pública, realizando opera-
ções como: transporte de passageiros,
de cargas, de enfermos e órgãos para
transplantes, atendimento ao transpor-
te de funcionários públicos para regiões
ribeirinho e indígenas, voo panorâmico
e de inspeções em redes de alta tensão,
ligações sistemáticas (linhas aéreas de
interligação), transporte on e offshore
para as plataformas petrolíferas e lan-
çamento de paraquedista.
Por exemplo, é em aeronaves de
táxi aéreo que funcionários de platafor-
ma de petróleo (offshore) diariamente
chegam e voltam dos seus postos de
trabalho para que o Brasil continue sua
produção petrolífera. Imagine este setor
sem o táxi aéreo por alguns dias. Tam-
bém, e não menos importante são nes-
tas aeronaves que são transportados
pacientes em UTI aérea que necessitam
de atendimento urgente. Assim como os
pacientes, também transporta órgãos
para transplante que precisam chegar
no seu destino urgente para que pos-
sam salvar a vida dos seus receptores.
Como seria também se as encomen-
das e correspondências via Correios
e os malotes, cheques compensados
e numerários para os bancos fossem
transportados via terrestre ou fluvial
em atendimento a sociedade desam-
parada de grandes centros. Quantos
dias demorariam para chegar? Ainda o
transporte de peças para indústria au-
tomotiva e de manutenção, os funcio-
nários de grandes edificações de usinas
hidroelétricas mais remotas, todos de-
pendem do táxi aéreo para que a eco-
nomia do nosso País possa fluir com
competitividade e crescimento.
As próprias linhas de transmissão de
energia passam por periódicas inspe-
ções que só podem ser feitas comuso de
helicópteros de táxi aéreo. Imagine uma
cidade sem energia por algumas horas