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64 INFRA

Outsourcing & Workplace

plano corporativo, nicho onde afirma

ter atingido um crescimento expres-

sivo, intermediando por volta de dois

milhões de corridas ao mês. Ela soma

cem mil carros cadastrados na sua pla-

taforma, rodando em várias cidades do

Brasil. “São Paulo tem a maior frota do

Brasil, com 34 mil táxis. Desse total, 30

mil se cadastraram no aplicativo 99Ta-

xis. Também usamos o pagamento via

PayPal, que é muito prático para o cor-

porativo”, conta Veras.

PRATICIDADE E SEGURANÇA

Como nem todos são adeptos da

tecnologia, na Coopertax o corporativo

ainda encontra disponível o tradicional

voucher que, para Sales é mais buro-

crático e gera custos. Via app, chamar

um rádio táxi não tem custo algum e o

usuário também não gasta com cha-

madas telefônicas. Na cooperativa, o

uso do aplicativo é gratuito tanto para

a pessoa física quanto a jurídica.

Já no plano corporativo da 99Taxis

é entregue uma plataforma de gestão

do serviço a cada empresa, cujo custo

varia conforme a intensidade do uso do

serviço. Posteriormente, são cobrados

R$ 2,50 de taxa por corrida.

Ambas as empresas ressaltam que o

grande diferencial do uso do aplicativo

de táxi está na eliminação da burocra-

cia. O reembolso do valor das corridas

sempre foi a maneira mais usual de

acerto de contas de táxi com os fun-

cionários. Com o 99Taxis, por exem-

plo, essa conduta não existe porque,

na hora de pagar, o usuário aciona um

campo específico de pagamento já di-

recionado a um centro de custo, onde

ele também especifica o objetivo da lo-

comoção. Imediatamente após isso, o

chefe dele recebe um e-mail com uma

notificação. A empresa obtém a infor-

mação em tempo real e, depois, pode

puxar um relatório. O processo elimina

totalmente a possibilidade de contrata-

ção de um táxi para uso pessoal.

Outra vantagem da plataforma do

aplicativo para o corporativo, segundo

Veras, é que a empresa assina apenas

um contrato que cobre o serviço no

Brasil inteiro. “Isso anula a papelada e

não permite fraudes. Todas as informa-

ções estão no sistema e não há possibi-

lidade de adulteração porque o usuário

não consegue acessá-lo”, explica.

O cadastramento no aplicativo da

Coopertax pode ser feito tanto por tá-

xis comuns quanto rádio táxis. As com-

panhias que contratam o serviço rece-

bem um código que o usuário digita

no celular na hora de chamar o carro.

O sistema da cooperativa faz a gestão

conforme os valores de transporte são

disponibilizados pela empresa para

cada colaborador. O gestor do centro

de custos pode fazer o acompanha-

mento on-line, checando, por exem-

plo, o saldo diário de corridas e os per-

cursos realizados.

“Há muita preocupação da empre-

sa sobre a qualidade do atendimento

ao usuário via aplicativo. Por isso, nós

mantemos um conselho de ética que

acompanha o dia a dia dos taxistas nas

ruas”, acrescenta Sales. Todos os moto-

ristas cadastrados na cooperativa, além

de curso para taxista, passam por vários

testes, usam carros de porte grande,

trabalham com uniforme e precisam

comprovar pelo menos um ano de ex-

periência, antes de se afiliarem, para

comprovar o domínio dos percursos.

Para fazer o cadastramento no

99Taxis, o taxista precisa ter alvará em

dia, assim como demais documentos

pessoais e do veículo e recebe um li-

vreto com instruções de conduta.

Ao final da corrida, pelo aplicativo, o

passageiro pode dar uma nota para o

profissional. A coleta e o balanço das

informações, segundo o Diretor da em-

presa, são usadas depois para corrigir

os serviços.

Daniel Sales, Diretor-presidente

da rádio táxi Coopertax

Paulo Veras, Diretor da 99Taxis

Fotos Divulgação