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Outsourcing & Workplace
plano corporativo, nicho onde afirma
ter atingido um crescimento expres-
sivo, intermediando por volta de dois
milhões de corridas ao mês. Ela soma
cem mil carros cadastrados na sua pla-
taforma, rodando em várias cidades do
Brasil. “São Paulo tem a maior frota do
Brasil, com 34 mil táxis. Desse total, 30
mil se cadastraram no aplicativo 99Ta-
xis. Também usamos o pagamento via
PayPal, que é muito prático para o cor-
porativo”, conta Veras.
PRATICIDADE E SEGURANÇA
Como nem todos são adeptos da
tecnologia, na Coopertax o corporativo
ainda encontra disponível o tradicional
voucher que, para Sales é mais buro-
crático e gera custos. Via app, chamar
um rádio táxi não tem custo algum e o
usuário também não gasta com cha-
madas telefônicas. Na cooperativa, o
uso do aplicativo é gratuito tanto para
a pessoa física quanto a jurídica.
Já no plano corporativo da 99Taxis
é entregue uma plataforma de gestão
do serviço a cada empresa, cujo custo
varia conforme a intensidade do uso do
serviço. Posteriormente, são cobrados
R$ 2,50 de taxa por corrida.
Ambas as empresas ressaltam que o
grande diferencial do uso do aplicativo
de táxi está na eliminação da burocra-
cia. O reembolso do valor das corridas
sempre foi a maneira mais usual de
acerto de contas de táxi com os fun-
cionários. Com o 99Taxis, por exem-
plo, essa conduta não existe porque,
na hora de pagar, o usuário aciona um
campo específico de pagamento já di-
recionado a um centro de custo, onde
ele também especifica o objetivo da lo-
comoção. Imediatamente após isso, o
chefe dele recebe um e-mail com uma
notificação. A empresa obtém a infor-
mação em tempo real e, depois, pode
puxar um relatório. O processo elimina
totalmente a possibilidade de contrata-
ção de um táxi para uso pessoal.
Outra vantagem da plataforma do
aplicativo para o corporativo, segundo
Veras, é que a empresa assina apenas
um contrato que cobre o serviço no
Brasil inteiro. “Isso anula a papelada e
não permite fraudes. Todas as informa-
ções estão no sistema e não há possibi-
lidade de adulteração porque o usuário
não consegue acessá-lo”, explica.
O cadastramento no aplicativo da
Coopertax pode ser feito tanto por tá-
xis comuns quanto rádio táxis. As com-
panhias que contratam o serviço rece-
bem um código que o usuário digita
no celular na hora de chamar o carro.
O sistema da cooperativa faz a gestão
conforme os valores de transporte são
disponibilizados pela empresa para
cada colaborador. O gestor do centro
de custos pode fazer o acompanha-
mento on-line, checando, por exem-
plo, o saldo diário de corridas e os per-
cursos realizados.
“Há muita preocupação da empre-
sa sobre a qualidade do atendimento
ao usuário via aplicativo. Por isso, nós
mantemos um conselho de ética que
acompanha o dia a dia dos taxistas nas
ruas”, acrescenta Sales. Todos os moto-
ristas cadastrados na cooperativa, além
de curso para taxista, passam por vários
testes, usam carros de porte grande,
trabalham com uniforme e precisam
comprovar pelo menos um ano de ex-
periência, antes de se afiliarem, para
comprovar o domínio dos percursos.
Para fazer o cadastramento no
99Taxis, o taxista precisa ter alvará em
dia, assim como demais documentos
pessoais e do veículo e recebe um li-
vreto com instruções de conduta.
Ao final da corrida, pelo aplicativo, o
passageiro pode dar uma nota para o
profissional. A coleta e o balanço das
informações, segundo o Diretor da em-
presa, são usadas depois para corrigir
os serviços.
Daniel Sales, Diretor-presidente
da rádio táxi Coopertax
Paulo Veras, Diretor da 99Taxis
Fotos Divulgação