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7

INFRA

Outsourcing & Workplace

do interior de São Paulo e Minas Gerais,

superintendência e gerência da divisão

São Paulo, e gestão de contratos dos

empreendimentos especiais. Foi tam-

bém responsável por gerir contratos de

participação da Socicam em consór-

cios, onde foram desenvolvidos os pro-

jetos de edificação e operação dos no-

vos terminais rodoviários (Campinas/

SP, Campo Grande/MS e Brasília/DF) e

o porto de passageiros em Manaus/AM.

De 2008 a 2012, o Executivo também

passou pelas diretorias das divisões

de empreendimentos especiais de São

Paulo. Atualmente, Alibrando está à

frente dos Terminais Rodoviários Tietê,

Barra Funda, Jabaquara e Guarulhos.

Qual o perfil dos usuários dos modais?

Antonino Alibrando: Os usuários destes

modais acabam tendo o mesmo perfil

quando analisamos suas necessidades

imediatas, ou seja, quando pretendem

iniciar uma viagem, despachar suas

bagagens, garantir seu conforto de

espera e de ocuparem seu tempo de

forma aprazível. Assim, estes modais

possuem serviços para oferecer maior

comodidade ao passageiro, como por

exemplo, área de alimentação; farmá-

cia; lojas de presentes, vestuários e

souvenirs; serviços de câmbio; caixa

eletrônico; banhos; guarda volumes;

uma variedade de opções que atende

de acordo com o maior ou o menor nú-

mero de passageiros.

Quais os diferenciais entre a ges-

tão de facilidades de um terminal

rodoviário, porto e aeroporto?

A gestão operacional de aeroportos,

portos e terminais rodoviários é especí-

fica e característica de cada modal. Na

administração de portos e aeroportos,

por exemplo, o que determina a dife-

rença são as legislações estaduais e fe-

derais. Nesses setores também existem

regras alfandegárias bem maiores que

no segmento rodoviário, que em caso

de viagens internacionais, a locomoção

viária é realizada por meio de cidades

fronteiriças, não havendo a exigência

de passaportes na sua maioria e sim de

um documento oficial de identidade.

Exemplifique, por favor, a operação

do Terminal Rodoviário Tietê.

Este terminal é um dos maiores do Bra-

sil, a gestão se torna semelhante a de

um aeroporto se comparado o volume

de pessoas que desembarcam simul-

taneamente e que precisam de vasão

para os transportes locais. Havendo a

necessidade de uma logística de aten-

dimento e orientação para que o fluxo

de pessoas possa se dispersar de acor-

do com seus interesses de destino. Des-

ta forma, é muito importante que os

acessos aos estacionamentos, táxis e

pontos de transportes coletivos sejam

bem definidos para o correto direcio-

namento. De certa forma, os terminais

rodoviários permitem uma maior flexi-

bilidade para operação, haja vista que

podem ser acessados por meio de ou-

tras rodovias e vias como alternativas

de viagem, não se restringindo a uma

única rota, como na aérea ou marítima.

A responsabilidade da gestão

dos contratos da Socicam in-

clui que tipos de serviços?

Devido ao grande leque de setores em

que a empresa atua, cada contrato defi-

Terminal

Intermodal Ramos

de Azevedo possui

três pavimentos,

dentro de um

complexo com a

área total de 70 mil

m

2

, se integra aos

terminais urbano

e metropolitano,

e é considerado

um cartão-postal

de Campinas/SP