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INFRA
Outsourcing & Workplace
do interior de São Paulo e Minas Gerais,
superintendência e gerência da divisão
São Paulo, e gestão de contratos dos
empreendimentos especiais. Foi tam-
bém responsável por gerir contratos de
participação da Socicam em consór-
cios, onde foram desenvolvidos os pro-
jetos de edificação e operação dos no-
vos terminais rodoviários (Campinas/
SP, Campo Grande/MS e Brasília/DF) e
o porto de passageiros em Manaus/AM.
De 2008 a 2012, o Executivo também
passou pelas diretorias das divisões
de empreendimentos especiais de São
Paulo. Atualmente, Alibrando está à
frente dos Terminais Rodoviários Tietê,
Barra Funda, Jabaquara e Guarulhos.
Qual o perfil dos usuários dos modais?
Antonino Alibrando: Os usuários destes
modais acabam tendo o mesmo perfil
quando analisamos suas necessidades
imediatas, ou seja, quando pretendem
iniciar uma viagem, despachar suas
bagagens, garantir seu conforto de
espera e de ocuparem seu tempo de
forma aprazível. Assim, estes modais
possuem serviços para oferecer maior
comodidade ao passageiro, como por
exemplo, área de alimentação; farmá-
cia; lojas de presentes, vestuários e
souvenirs; serviços de câmbio; caixa
eletrônico; banhos; guarda volumes;
uma variedade de opções que atende
de acordo com o maior ou o menor nú-
mero de passageiros.
Quais os diferenciais entre a ges-
tão de facilidades de um terminal
rodoviário, porto e aeroporto?
A gestão operacional de aeroportos,
portos e terminais rodoviários é especí-
fica e característica de cada modal. Na
administração de portos e aeroportos,
por exemplo, o que determina a dife-
rença são as legislações estaduais e fe-
derais. Nesses setores também existem
regras alfandegárias bem maiores que
no segmento rodoviário, que em caso
de viagens internacionais, a locomoção
viária é realizada por meio de cidades
fronteiriças, não havendo a exigência
de passaportes na sua maioria e sim de
um documento oficial de identidade.
Exemplifique, por favor, a operação
do Terminal Rodoviário Tietê.
Este terminal é um dos maiores do Bra-
sil, a gestão se torna semelhante a de
um aeroporto se comparado o volume
de pessoas que desembarcam simul-
taneamente e que precisam de vasão
para os transportes locais. Havendo a
necessidade de uma logística de aten-
dimento e orientação para que o fluxo
de pessoas possa se dispersar de acor-
do com seus interesses de destino. Des-
ta forma, é muito importante que os
acessos aos estacionamentos, táxis e
pontos de transportes coletivos sejam
bem definidos para o correto direcio-
namento. De certa forma, os terminais
rodoviários permitem uma maior flexi-
bilidade para operação, haja vista que
podem ser acessados por meio de ou-
tras rodovias e vias como alternativas
de viagem, não se restringindo a uma
única rota, como na aérea ou marítima.
A responsabilidade da gestão
dos contratos da Socicam in-
clui que tipos de serviços?
Devido ao grande leque de setores em
que a empresa atua, cada contrato defi-
Terminal
Intermodal Ramos
de Azevedo possui
três pavimentos,
dentro de um
complexo com a
área total de 70 mil
m
2
, se integra aos
terminais urbano
e metropolitano,
e é considerado
um cartão-postal
de Campinas/SP