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Outsourcing & Workplace
ni suas atividades que serão prestadas,
que podem ser desde a gestão, opera-
ção e aplicação de novas tecnologias
para melhoria dos serviços. A empresa
não mede esforços para buscar a ex-
celência no atendimento aos usuários,
com transparência e garantia de um
equilíbrio financeiro.
Por cuidarem da gestão destes equipa-
mentos em nível nacional, como traba-
lham a relação com os fornecedores dos
serviços especializados como seguran-
ça, manutenção, limpeza e conserva-
ção, TI, gestão de documentos etc.?
Para adequar nossa operação estrate-
gicamente, são contratadas equipes
terceirizadas regionais de segurança e
empreiteiras para a realização de pe-
quenas obras de melhoria ou manuten-
ção. No mais, a gestão orgânica executa
as demais operações usando as novas
tecnologias como arquivamento em
nuvem e sistemas de monitoramen-
to por internet. A gestão de serviços é
realizada por treinamento que padro-
nizam o modus operandi aplicado pela
Socicam em seus diversos empreendi-
mentos. Isto ajuda a manter o padrão
reconhecido de gestão da companhia,
pois é o que nosso cliente tem interesse
quando firmamos uma parceria.
Para cuidar de tantos equipamen-
tos prediais há uma centraliza-
ção e/ou integração dos sistemas
de automação/telemetria?
Devido à abrangência das operações e
suas distribuições pelo Brasil, há uma
regionalização de atuação de diretores,
garantindo a unidade de prestação de
serviços padronizado pela Socicam,
respeitando as características de cada
região. A Divisão São Paulo, por exem-
plo, é responsável pelos terminais ro-
doviários Tietê, Barra Funda, Jabaqua-
ra e Guarulhos.
Em termos de tecnologia, ferramenta im-
portante tanto em quesitos operacionais
como de segurança, o monitoramento
dos terminais rodoviários de São Paulo
é concentrado no Controle Central Ope-
racional (CCO) do Terminal Tietê. São
11 câmeras de segurança no Terminal
Rodoviário Barra Funda, dez câmeras
no Guarulhos e oito no Terminal Inter-
municipal do Jabaquara que se somam
às 65 câmeras distribuídas no Terminal
Rodoviário Tietê e ficam sob a atenção
de 12 profissionais do setor, distribuídos
em três turnos, durante as 24 horas de
funcionamento. Os equipamentos fo-
ram estrategicamente posicionados em
áreas internas e externas, oferecendo
mais segurança aos passageiros e usuá-
rios, além de auxiliar nos controles de
tráfego interno e nas chegadas e saídas
de ônibus. A tecnologia de acompanha-
mento das imagens dos terminais tam-
bém pode ser monitorada, por meio de
smartphones. Em operações especiais
durante os feriados prolongados, a equi-
pe designada para atuar na entrada e saí-
da dos ônibus recebe o sinal dos equipa-
mentos, que possibilita acompanhar, em
tempo real, toda a operação do terminal.
Esta alternativa facilita muito quando há
necessidade de se tomar decisões rápi-
das, garantindo o fluxo normal durante
os embarques e desembarques.
Acredito que um dos grandes de-
safios da gestão é atender não
apenas ao cliente contratante mas,
sobretudo, implantar soluções para
atender à demanda do grande pú-
blico flutuante, que são os clientes
dos clientes da Socicam, certo?
Como já levantado nas questões ante-
riores, em cada operação administrada
pela Socicam, uma gama de serviços
é oferecida para tornar a permanência
do passageiro nos empreendimentos
mais confortáveis e seguras possíveis.
Além de receber constantes melho-
rias e investimentos, nossos terminais
de passageiros oferecem serviços que
priorizam a qualidade, comodidade e
conforto do usuário.
Terminal Rodoviário
Tietê com 120 mil
m
2
de área total é
um dos maiores
terminais rodoviários
do País, possui 89
plataformas, atende
cerca de 300 linhas
de ônibus. Tem
aproximadamente
três mil veículos
partindo e chegando
de 1.033 cidades.
A média de
circulação é de 90
mil usuários por dia
Fotos Socicam/Evandro Monteiro