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Outsourcing & Workplace
reta, para o interior do ambiente. Nos
fundos dos corredores dos pisos 2, 3 e
4, também foram executadas grandes
aberturas visando à iluminação na-
tural. E, ao transformar o subsolo em
espaços acadêmicos, duas novas clara-
boias têm a tarefa de iluminar e ventilar
o corredor principal do piso 1.
No quesito ar condicionado, o siste-
ma de climatização que melhor aten-
deu aos quesitos de custo e benefício
foi o sistema split. Por ser Foz do Igua-
çu uma cidade muito quente, o uso de
climatização artificial é uma condição
sine qua non. O piso 1 – antigo subsolo
– conta com algumas salas sem janelas
para o ambiente externo; neste caso, a
ventilação mecânica é exigência legal
para que o ambiente tenha garantida a
qualidade do ar ambiente.
Ao comentar sobre hidráulica, Bal-
thazar conta: uma vez que o antigo sis-
tema de climatização do shopping, já
desativado durante o uso do shopping
de lazer, era a torre de água fria, esse sis-
tema deixou como legado principal dois
reservatórios de 30 mil litros no subsolo,
que foram utilizados no projeto de cap-
tação de águas pluviais, previsto para
este primeiro semestre, a fim de abaste-
cer também parte dos vasos sanitários
do edifício. Essa possibilidade reforçou
a ideia do terraço-jardim na ala nova,
construída para abrigar a recepção da
faculdade e o espaço de coworking.
Em termos de cabeamento estru-
turado, a rede seguiu o modelo com
distribuição vertical e horizontal. Toda
a lógica se dá por meio de dez pontos
concentradores, colocados em locais
estratégicos dos quatro pavimentos,
sendo totalmente controlada por swit-
ches inteligentes e gerenciáveis (conec-
tados entre si com topologia de anel).
“São 37 pontos de acesso, distribuídos
por toda a edificação, de forma a cobrir
100% da área útil do prédio. É formada
pelo que há de mais moderno neste
tipo de tecnologia, através de equipa-
mentos que operam tanto em 2.4 GHz
como em 5 GHz, projetados para áreas
com grande densidade e alta concen-
tração de dispositivos. O sistema geren-
cial monitora a rede em tempo integral,
alterando canais, potência e a distribui-
ção de usuários, sempre com objetivo
de fornecer a melhor qualidade de co-
nexão disponível, ou seja, os usuários
podem caminhar por todo o imóvel,
mantendo-se conectado sem precisar
fazer qualquer alteração em seus equi-
pamentos”, detalha o Arquiteto.
talização do campus a partir dos proje-
tos integradores dos cursos. Além disso,
o bairro onde o Boulevard está inserido
já começa a sofrer intervenções espon-
tâneas, em uma revitalização natural
provocada pela nova identidade estu-
dantil. E apesar do novo Campus estar
funcionando há pouco menos de um
mês, já é perceptível no ambiente a
motivação e alegria dos alunos no novo
espaço”, acrescenta ele.
“Desde minha formação em 1994,
sempre estive envolvido com projetos
de reformas. Parece ser uma vocação a
reurbanização de ambientes. Sou mui-
to grato à Uniamérica pela oportunida-
de de ter participado desde a escolha
do local, da elaboração do conceito
para a decoração dos ambientes, algo
que coadunasse com o novo modelo
de ensino proposto e, sobretudo, por
poder coordenar o curso de arquitetura
e, consequentemente, envolver os alu-
nos nos projetos atuais e futuros da fa-
culdade. É, sobretudo, a oportunidade
de participar e contribuir com a ótica
da arquitetura, que tem tudo a ver com
a sustentabilidade ambiental e social”,
conclui Alexandre Balthazar.
Commetodologias ativas no proces-
so de ensino e aprendizagem e DNA de
inovação, a Faculdade Uniamérica foi
pensada e estruturada para ser diferen-
te de todas as outras. Oferece 16 cursos
de graduação, além de especialização e
MBA. Propõe aos alunos trabalhar com
problemas e projetos reais; a teoria está
em grande parte disponível na platafor-
ma on-line, assim estão dispensadas
as famosas aulas expositivas. A sala de
aula assemelha-se mais a uma grande
empresa, em que o professor assume o
papel de mediador do conhecimento,
ou de orientador de um projeto.
A sala de aula
assemelha-se mais
a uma grande
empresa, em que o
professor assume o
papel de mediador
do conhecimento,
ou de orientador de
um projeto.
Alexandre Balthazar
, Arquiteto que
coordenou o retrofit da Uniamérica
Já quanto à acessibilidade, a edifica-
ção já possuía rampas para os pavimen-
tos em uso. Com a criação do quarto
pavimento (mezanino), foi necessário
estender o elevador mais um andar.
“Vale dizer que há interesse de en-
volver os alunos dos cursos de en-
genharia (civil, mecânica, produção,
elétrica e ambiental) e arquitetura, na
continuidade do retrofit do campus. A
ideia é promover permanente ambien-