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40 INFRA

Outsourcing & Workplace

reta, para o interior do ambiente. Nos

fundos dos corredores dos pisos 2, 3 e

4, também foram executadas grandes

aberturas visando à iluminação na-

tural. E, ao transformar o subsolo em

espaços acadêmicos, duas novas clara-

boias têm a tarefa de iluminar e ventilar

o corredor principal do piso 1.

No quesito ar condicionado, o siste-

ma de climatização que melhor aten-

deu aos quesitos de custo e benefício

foi o sistema split. Por ser Foz do Igua-

çu uma cidade muito quente, o uso de

climatização artificial é uma condição

sine qua non. O piso 1 – antigo subsolo

– conta com algumas salas sem janelas

para o ambiente externo; neste caso, a

ventilação mecânica é exigência legal

para que o ambiente tenha garantida a

qualidade do ar ambiente.

Ao comentar sobre hidráulica, Bal-

thazar conta: uma vez que o antigo sis-

tema de climatização do shopping, já

desativado durante o uso do shopping

de lazer, era a torre de água fria, esse sis-

tema deixou como legado principal dois

reservatórios de 30 mil litros no subsolo,

que foram utilizados no projeto de cap-

tação de águas pluviais, previsto para

este primeiro semestre, a fim de abaste-

cer também parte dos vasos sanitários

do edifício. Essa possibilidade reforçou

a ideia do terraço-jardim na ala nova,

construída para abrigar a recepção da

faculdade e o espaço de coworking.

Em termos de cabeamento estru-

turado, a rede seguiu o modelo com

distribuição vertical e horizontal. Toda

a lógica se dá por meio de dez pontos

concentradores, colocados em locais

estratégicos dos quatro pavimentos,

sendo totalmente controlada por swit-

ches inteligentes e gerenciáveis (conec-

tados entre si com topologia de anel).

“São 37 pontos de acesso, distribuídos

por toda a edificação, de forma a cobrir

100% da área útil do prédio. É formada

pelo que há de mais moderno neste

tipo de tecnologia, através de equipa-

mentos que operam tanto em 2.4 GHz

como em 5 GHz, projetados para áreas

com grande densidade e alta concen-

tração de dispositivos. O sistema geren-

cial monitora a rede em tempo integral,

alterando canais, potência e a distribui-

ção de usuários, sempre com objetivo

de fornecer a melhor qualidade de co-

nexão disponível, ou seja, os usuários

podem caminhar por todo o imóvel,

mantendo-se conectado sem precisar

fazer qualquer alteração em seus equi-

pamentos”, detalha o Arquiteto.

talização do campus a partir dos proje-

tos integradores dos cursos. Além disso,

o bairro onde o Boulevard está inserido

já começa a sofrer intervenções espon-

tâneas, em uma revitalização natural

provocada pela nova identidade estu-

dantil. E apesar do novo Campus estar

funcionando há pouco menos de um

mês, já é perceptível no ambiente a

motivação e alegria dos alunos no novo

espaço”, acrescenta ele.

“Desde minha formação em 1994,

sempre estive envolvido com projetos

de reformas. Parece ser uma vocação a

reurbanização de ambientes. Sou mui-

to grato à Uniamérica pela oportunida-

de de ter participado desde a escolha

do local, da elaboração do conceito

para a decoração dos ambientes, algo

que coadunasse com o novo modelo

de ensino proposto e, sobretudo, por

poder coordenar o curso de arquitetura

e, consequentemente, envolver os alu-

nos nos projetos atuais e futuros da fa-

culdade. É, sobretudo, a oportunidade

de participar e contribuir com a ótica

da arquitetura, que tem tudo a ver com

a sustentabilidade ambiental e social”,

conclui Alexandre Balthazar.

Commetodologias ativas no proces-

so de ensino e aprendizagem e DNA de

inovação, a Faculdade Uniamérica foi

pensada e estruturada para ser diferen-

te de todas as outras. Oferece 16 cursos

de graduação, além de especialização e

MBA. Propõe aos alunos trabalhar com

problemas e projetos reais; a teoria está

em grande parte disponível na platafor-

ma on-line, assim estão dispensadas

as famosas aulas expositivas. A sala de

aula assemelha-se mais a uma grande

empresa, em que o professor assume o

papel de mediador do conhecimento,

ou de orientador de um projeto.

 A sala de aula

assemelha-se mais

a uma grande

empresa, em que o

professor assume o

papel de mediador

do conhecimento,

ou de orientador de

um projeto. 

Alexandre Balthazar

, Arquiteto que

coordenou o retrofit da Uniamérica

Já quanto à acessibilidade, a edifica-

ção já possuía rampas para os pavimen-

tos em uso. Com a criação do quarto

pavimento (mezanino), foi necessário

estender o elevador mais um andar.

“Vale dizer que há interesse de en-

volver os alunos dos cursos de en-

genharia (civil, mecânica, produção,

elétrica e ambiental) e arquitetura, na

continuidade do retrofit do campus. A

ideia é promover permanente ambien-