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32 INFRA

Outsourcing & Workplace

PORTARIA Nº 957 QUE ALTERA OS

PLANOS DE ZONAS DE PROTEÇÃO DOS

AEROPORTOS PODE AFETAR A ALTURA NA

CONSTRUÇÃO DE NOVOS PRÉDIOS

REAL ESTATE | 

por Léa Lobo

C

onforme adiantado recentemente

no portal de notícia da Revista Infra,

o Comando da Aeronáutica, por meio do

Departamento de Controle do Espaço

Aéreo (Decea), publicou no Diário Oficial

da União (DOU), no último dia 17 de ju-

lho de 2015, a Portaria n. 957 que altera

os Planos de Zonas de Proteção dos Ae-

roportos (ZPAs) das principais capitais

brasileiras, entre as quais: São Paulo, Rio

de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Re-

cife, Salvador, Vitória, Curitiba etc.

Essa medida traz um efeito de gran-

de impacto no mercado imobiliário,

uma vez que afeta a altura de novos

prédios nas cidades mencionadas por

essa nova legislação. Para entender

melhor o que significa essa mudança

de legislação, entrevistamos o Enge-

nheiro de Infraestrutura Aeroportuária,

Claudio Borges, Diretor Técnico da Du-

mont Engenharia Aeroportuária:

Qual o motivo dessa

alteração na legislação?

A Aeronáutica está procurando se adap-

tar ao padrão internacional de proteção

de aeroportos. Esses gabaritos são res-

ponsáveis por assegurar que obstácu-

los não atrapalhem as operações das

aeronaves nas operações de pouso, de-

colagem e circulação próxima aos aero-

portos. Até pouco tempo, a Aeronáutica

adotava desenhos e gabaritos próprios

para essas áreas de proteção nos princi-

pais aeroportos brasileiros, agora passa

a adotar um padrão mais próximo do

recomendado pela International Civil

Aviation Organization (Icao), órgão do

qual o Brasil é signatário.

Qual o impacto dessa nova medida

no mercado imobiliário?

Isso vai depender de cidade para cida-

de, de bairro para bairro. No caso de

São Paulo, por exemplo, um efeito mais

agudo dessa nova legislação poderá ser

visto nas áreas mais próximas ao Aero-

proto de Congonhas (área verde, figura

1), onde vamos ter reduções de quase 17

metros nas alturas dos prédios. Em áreas

mais distantes (área azul, figura 1) pode-

rão ocorrer ganhos e perdas de gabari-

to, dependendo do local. O problema é

que nos principais bairros da cidade de

São Paulo haverá redução nas alturas de

construção e muitas construtoras serão

pegas de surpresa.

E os prédios antigos, serão

afetados? Quando essa nova

legislação entrará em vigor?

A legislação valerá apenas para novas

implantações, as que já existem não

serão afetadas. Essa nova legislação

não entrará em vigor imediatamente

vai ocorrer cerca de 90 dias após a pu-

blicação da Portaria no Diário Oficial da

União, que foi feita no dia 17 de julho

de 2015, ou seja, a entrada em vigor

acorrerá a partir do dia 15 de outubro

de 2015. Portanto, haverá um prazo de

quase 90 dias para as empresas apro-

varem seus projetos, no Comando Aé-

reo Regional (Comar), de acordo com

a legislação antiga, se essa for mais in-

teressante em termos de gabaritos. De-

pois disso, só valerá a legislação nova.

Na cidade de São Paulo, quais as

outras áreas que serão afetadas?

Em volta do Aeroporto do Campo de Mar-

te teremos grandes alterações de gabarito.

Além do rebaixamento de altura na área

verde, teremos regiões onde o próprio ter-

Engenheiro de Infraestrutura

Aeroportuária, Claudio Borges

Fotos Divulgação