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84 INFRA

Outsourcing & Workplace

PPPs

|

por Daniel Figueiredo*

PPPs: SÓCIO OU SIMPLES

SUBCONTRATADO?

qualidade à população. E é exatamente

aí que os serviços de facilities têm a

chance de mostrar o seu valor.

Em suma, o coração de um projeto

de concessão ou PPP é a prestação de

serviços, que basicamente se resume

nos seus operadores ou executantes.

Antes de ilustrar o tema na prática,

vamos a algumas definições:

O QUE É UMA PPP?

PPP é um contrato de concessão, na

modalidade patrocinada ou administra-

tiva, assinado entre o poder público e

uma entidade privada. Não é privatiza-

ção, uma vez que os bens concedidos

pelo governo ao privado durante o pe-

ríodo de concessão são revertidos ao

governo no final do período do contrato.

A Lei da PPP n. 11.079, de 30 de

dezembro de 2004, diz que toda PPP

é uma concessão, mas nem toda con-

cessão é uma PPP.

MODALIDADES DE CONCESSÃO

• Concessão comum: receita do privado

100% proveniente dos usuários (tari-

fas). Ex.: concessão rodoviária (Grupo

CCR, Ecovias), aeroportos.

• Concessão patrocinada: receita do

privado proveniente dos usuários

(tarifas) e do governo. Ex.: concessão

metroviária (Via Quatro).

• Concessão administrativa: receita do

privado 100%proveniente do governo.

Ex.: Hospital do Subúrbio de Salvador,

escolas municipais de Belo Horizonte.

PRINCIPAIS REGRAS DE UMA PPP

• Prazo contratual: entre cinco e 35

anos.

• Investimento exigido por parte do

parceiro privado.

• Valor mínimo do contrato: R$ 20 mi-

lhões.

• Comprometimento de até 5% da Re-

ceita Corrente Líquida (RCL).

• Garantias da Administração Pública

constituídas por lei (Fundo Garantidor

das Parcerias Público-Privadas – FGP).

• Instituição de IDs – Avaliação de De-

sempenho do Parceiro Privado – ges-

tão por performance.

• Necessidade de criação de uma So-

ciedade de Propósito Específico (SPE).

• Contrato não pode ter objeto único

(fornecimento de mão de obra, for-

necimento e instalação de equipa-

mentos ou execução de obra pública).

ESCOPO TÍPICO DE UMA PPP

DE SAÚDE NO BRASIL

Responsabilidades do privado (con-

cessionária):

• Projeto e construção do hospital.

• Aquisição de equipamentos clínicos

e não clínicos.

• Aquisição de mobiliários clínicos e

não clínicos.

• Aquisição e implantação de sistemas

de operação e de gestão do hospital

(TI, telefonia, automação etc.).

• Prestação de serviços não assisten-

ciais, tais como: manutenção predial,

higiene e limpeza hospitalar, alimen-

tação, segurança patrimonial, recep-

ção, paisagismo, jardinagem, logística

de materiais e medicamentos, lavan-

deria e rouparia, engenharia clínica,

gasoterapia, operação e gestão de

D

esde que foram instituídas como

lei em 2004, as Parcerias Público-

-Privadas (PPPs) têmevoluído e semos-

trado uma ferramenta eficiente para

modelos de negócios no País. Podem

ser configuradas como um dos princi-

pais instrumentos para que governo

federal, estados e municípios possam

descentralizar a administração dos in-

vestimentos transmitindo-a ao setor

privado, e mantendo seu papel de re-

gulador e fiscalizador.

Trata-se de um modelo que vem

sendo aplicado em diversas regiões

do Brasil e em diversos setores, como:

educação, segurança, cultura, trans-

porte e infraestrutura. Aliás, é natural

as pessoas darem principal destaque

às grandes obras, à moderna arqui-

tetura, às tecnologias avançadas das

máquinas, equipamentos, sistemas

ou programas que façam parte de um

projeto de concessão ou de uma PPP.

O que muitos esquecem é de que,

além da necessidade dos serviços para

se operar toda essa tecnologia, uma

concessão/PPP se caracteriza pela pres-

tação de serviços diretos e indiretos por

parte do ente privado à população com

uma qualidademínima exigida (e cobra-

da) pelo poder público, como intuito de

semelhorar os serviços do governo com

custos menores do que em modelos

centralizados de contratação.

As grandes obras, sistemas e tecno-

logias são as armas para que os servi-

ços sejam executados e entregues com