Revista Infra setembro 2014 - page 13

Com 887 polos de ensino a distân-
cia, esta meta fica mais fácil não?
Sem dúvida. O EAD (Ensino a Distân-
cia) possibilita isso, pois traz o melhor
professor, a melhor aula, em qualquer
lugar. Além disso, é diferente de uma
aula presencial, onde conversas para-
lelas podem tirar o foco da aula: com o
EAD há garantia de 100% de conteúdo
lecionado, com mais produtividade e
aprendizado.
Falando em produtividade e eficiência,
a conta de energia deve ser alta, não?
É o nosso terceiro maior custo. Por isso,
temos um gerenciamento de simula-
ções para o uso de energia seja do mer-
cado, livre, da concessionária, horário
de ponta etc. Além disso, temos o olhar
para a troca de equipamentos mais efi-
cientes, de um sistema de climatização
a luminárias que consomem menos e
iluminam melhor, incluindo também o
uso racional da água, com equipamen-
tos economizadores. Obviamente res-
peitando o conforto dos alunos e pro-
fessores. Um bom exemplo são as salas
modulares feitas para uma ocupação
de curto prazo, que são ótimas alterna-
tivas às de alvenaria, além de trazerem
benefícios ambientais, a exemplo das
salas que temos em uma unidade na ci-
dade de Votorantim/SP. Além da modu-
laridade, que traz inúmeros benefícios
logísticos, são salas ecologicamente
adequadas, e esse é um próximo passo.
Está em nossos planos iniciar também
o processo de certificação das unida-
des educacionais.
E a gestão de facilities das uni-
dades corporativas, como é
composto o seu time?
Facilities também estão sob nossa res-
ponsabilidade. São três sites na capital
paulista, outros em Belo Horizonte/MG,
Cuiabá/MT, Londrina/PR. Cuidamos
de tudo que tange aos serviços e a in-
fraestrutura para que todos os colabo-
radores realizem bem suas atividades
diárias.
A Diretoria de Operações está dividida
em quatro verticais. A primeira é uma
grande diretoria que responde por
Obras e Manutenção e possui estrutu-
ras regionais, que tem os gerentes téc-
nicos com os manetes que vão tratar,
tanto do investimento ou da despesa
quanto da operação do dia a dia. E ain-
da nesta área temos:
1. Serviços gerais: frotas, malote, ca-
tracas, toda a parte administrativa
da unidade. A ideia é tirar o ônus do
negócio de tudo que não seja o ne-
gócio-fim.
2. Laboratórios e biblioteca: equipe que
apóia o acadêmico em tudo o que
eles precisam para os cursos práti-
cos. Da compra de formol, um equi-
pamento para um curso de saúde até
a construção de um novo laboratório.
A segunda vertical é Arquitetura e Proje-
tos – garante que os padrões estabeleci-
dos por órgãos reguladores e pela Kro-
ton sejam seguidos. Trabalhampara que
não se faça nem grande, nem pequeno
demais, e que seja no formato, no tama-
nho certo e dentro dos requisitos da Kro-
O cartão errado pode causar muitos
problemas à sua equipe.
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