Revista Infra outubro 2014 - page 37

possui células de ar que retém até 50%
do calor e deixam a luz natural entrar, o
que contribui na redução do consumo
de iluminação. Além disso, painéis de
poliuretano também fazem o isolamen-
to térmico, reduzindo até 90% o calor
transmitido por coberturas e paredes.
Sensores foram instalados no teto,
apagando ou diminuindo a iluminação
do edifício quando o dia está ensola-
rado, e acendendo progressivamente
quando fica nublado e o ambiente es-
tiver ocupado. Essa automação é um
sistema totalmente independente, pois
não precisa de ninguém para ficar con-
trolando, fator que ajuda a reduzir sig-
nificativamente o consumo de energia
de minuto a minuto.
Todas essas tecnologias foram apli-
cadas com parceiros de comércio do
ECB, o que ajudou a estabelecer um cus-
to viável para atingir a meta. Outros sis-
temas que merecem ser citados são as
tintas selantes a base d’água; o piso dre-
nante para conseguir um maior aprovei-
tamento da água; aparelhos sanitários
de baixo consumo; e a coleta seletiva.
Para João Alves Pacheco, até então
diretor de engenharia e sustentabilida-
de da Cushman & Wakefield, consultoria
responsável pelo processo de certifica-
ção LEED: “Uma coisa importante que
de fato ocorreu foi a integração do edifí-
cio com o entorno, isto é, da arquitetura
e do paisagismo da região que eramuito
degradada.” Sobre ser um site sustentá-
vel, que além de produzir praticamente
toda energia que consome, proporcio-
na ainda a conexão com transporte pú-
blico, bicicletário e ciclovia.
PONTE MÓVEL FRIEDRICH BAYER
Para tratar da travessia de mais de
mil pessoas no trecho que liga o metrô
Santo Amaro até a península onde a
Bayer se localiza, criou-se uma ponte
de estrutura metálica de 90 metros de
extensão sobre o ponto de encontro do
rio Pinheiros com o canal Guarapiranga.
Projeto tendo como referência a
vitória-régia, a ponte possui duas es-
truturas de formas circulares, com 18
metros de diâmetro, movidas por mo-
tor rolante em baixa velocidade para
manter a navegabilidade do canal.
Coberta com uma vegetação pro-
veniente da região, a ponte é apoiada
sobre tubulões de concreto, possibili-
tando a extensão da ciclovia do rio Pi-
nheiros para mais de 3 km.
Construída simultaneamente e com
as mesmas equipes do ECB, foram pro-
jetos que tiveram uma sinergia muito
grande entre os profissionais, alcançando
excelentes resultados para a região. Para
quem tiver interesse em realizar uma vi-
sita guiada tanto na ponte como no Eco-
Commercial Building, ela pode ser agen-
dada no e-mail:
Ponte movida por motor rolante
em baixa velocidade para manter
a navegabilidade do canal
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