60 INFRA
Outsourcing & Workplace
“O Fleury sempre teve uma ligação
muito forte com a arte, pois acredita-
mos que ela contribui para a saúde e
para o bem-estar das pessoas. Essa
unidade do Itaim, por exemplo, foi to-
talmente pensada para receber arte”,
afirma William Malfatti, Diretor de Co-
municação e Relações com Stakehol-
ders do Grupo Fleury.
Com público frequentador estima-
do em cerca de 16 milhões de pessoas
por ano, nas 153 unidades, o grupo se
destaca quando o assunto é valoriza-
ção da marca em seus ambientes in-
ternos e externos. “Utilizamos recursos
visuais que agregam valor de percep-
ção sobre a nossa presença em deter-
minado endereço. Conservando sem-
pre nossas fachadas a se apresentarem
de forma adequada. Além disso, temos
um cuidado especial com a iluminação
externa; somos engajados em cam-
panhas na área da saúde iluminando
nossa fachada com cores especiais em
determinadas ocasiões: no período de
campanha de doação de sangue, ilu-
minamos de vermelho a unidade, por
exemplo. Todo esse trabalho é desen-
volvido em parceria com as áreas de
marketing e facilities”, afirma Malfatti.
Internamente, todos os espaços são
projetados para acolher os pacientes,
inclusive as crianças.
FORA DO MUSEU
A arte também “bate forte” nas pa-
redes das unidades do Hospital do
Coração (HCor). No bairro Paraíso, na
capital paulista, a arte contemporânea
brasileira é destaque. Obras de reno-
mados artistas como Elifas Andreato,
Evandro Angerami, Feres Khoury, Mau-
ricio Parra, Ricardo Sanzi, Sonia Abdo,
entre outros, estão expostas para os vi-
sitantes em salas de exames e nas prin-
cipais áreas do hospital, com o objetivo
de proporcionar um ambiente mais hu-
manizado aos pacientes, profissionais
e colaboradores. Já na unidade Cidade
Jardim são os painéis do artista plásti-
co Carlos Matuck que decoram a entra-
da e chamam a atenção do público.
De olho nessa tendência, construto-
ras e incorporadoras têm investido em
obras artísticas nas áreas comuns de
edifícios recém-inaugurados em São
Paulo. Premiado com o Master Imobi-
liário 2015, o empreendimento multiu-
so F.L. 4300, na Vila Olímpia, conta com
uma obra do artista plástico paulistano
Artur Lescher.
O F.L. 4300 é mais um a contar com
arte em seus espaços comuns, no port-
fólio da incorporadora Stan. Para o
Vice-presidente Executivo da empresa,
Stefan Neuding Neto, a simbiose entre
arte e arquitetura tem alcançado “bons
resultados no exterior dos edifícios.
É uma linha que pretendemos seguir.
Em um primeiro momento, não agrega
valor financeiro ao prédio, mas sem dú-
vida traz valor em termos de identifica-
ção e referência.”
A Gerente de Marketing da Bueno
Netto, Renata Lima, discorda e defende
que “a incorporação de obras de arte,
conectadas com a arquitetura e o pai-
sagismo, valorizam sim as construções:
Há uma conexão muito grande entre
arquitetura, design e arte”, diz.
O Berrini One, na Vila Olímpia, um
empreendimento da Bueno Netto, e
também premiado no Master Imobi-
liário 2015, também possui seu acervo
artístico: são três as obras de arte que
decoram o empreendimento. Um pai-
nel localizado no lobby do edifício feito
pelo artista venezuelano Carlos Cruz
Grafite de Kobra, na caixa d’água do Senac,
em Santo Amaro
Eduardo Kobra,
Artista Plástico
(à esq.) e William
Malfatti, Diretor
de Comunicação
e Relações com
Stakeholders do
Grupo Fleury
Tim Schreier
Divulgação
Divulgação