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OTEC
+ desempenho, + eficiência, + sustentabilidade.
• Qualidade do Ar: Caso os equipamen-
tos de ar condicionado tenham sido
utilizados durante a obra, providencie
a troca dos filtros de ar. Avalie a possi-
bilidade de conduzir um procedimen-
to de teste da qualidade do ar.
• Inspeção final: Elabore uma inspeção
final, para garantir que os ambientes
estão adequados para a ocupação,
em condições de segurança e confor-
to para os usuários.
MOBILIDADE
Quando em operação, um em-
preendimento impacta no fluxo do
trânsito da região e na demanda por
infraestrutura destinada aos veículos.
Dentre os problemas ambientais ad-
vindos deste aspecto estão: poluição
do ar e da água, emissão de gases po-
luentes, poluição sonora, congestiona-
mentos, entre outros. Para minimizar
esses impactos negativos, lance mão
das seguintes estratégias:
OTIMIZAÇÃO DAS VAGAS DE GARAGEM
Com relação à área destinada ao
estacionamento e à sua capacidade
de vagas, o ideal é atender o mínimo
recomendado pelas normas locais. O
incentivo à utilização de veículos de
menor impacto ambiental, como o
transporte coletivo ou o não motori-
zado, deve ser uma estratégia empre-
gada em conjunto.
A otimização da área de estaciona-
mento e do número de vagas é reco-
mendada, devido à sua influência no
aumento do escoamento das águas
pluviais (em decorrência da imper-
meabilização de sua superfície) e sua
contribuição para o efeito urbano de
ilha de calor, ambos prejudiciais ao
meio ambiente. A grande oferta vagas
também incentiva o transporte indivi-
dual, cujos impactos são negativos ao
meio ambiente e à infraestrutura ur-
bana. Vale lembrar que o racionamen-
to das vagas de garagem libera espaço
para áreas verdes.
Dentre as vagas de estacionamento,
devem-se destinar áreas posicionadas
próximas às entradas da edificação
para veículos eficientes, veículos que
apresentem baixa emissão de gases
poluentes (tais como os movidos a gás,
álcool, eletricidade ou ar comprimido)
e aqueles participantes de programa de
carona solidária.
LOCALIZAÇÃO DO ESTACIONAMENTO
E MATERIAIS DE ACABAMENTO
Devido aos impactos negativos do
estacionamento no terreno e no meio
ambiente (aumento do escoamento
das águas pluviais e contribuição para o
efeito urbano de ilha de calor), o ideal é
que as vagas de garagem estejam loca-
lizadas, preferencialmente, no subsolo.
Além disso, deve-se buscar a coerência
entre as redes e a infraestrutura urbana,
além da implantação do empreendi-
mento no que se refere aos deslocamen-
tos que devemocorrer no terreno. Quan-
do o estacionamento estiver localizado
em espaços abertos, recomenda-se: 1)
Projetar cobertura para as vagas de es-
tacionamento; 2) Utilizar materiais de
acabamento para a superfície cuja mé-
dia ponderada final do SRI (Solar Reflec-
tance Index) seja maior que 29; 3) Fazer
uso de teto jardim ou de painéis fotovol-
taicos para geração de energia alternati-
va; e 4) Utilizar árvores nativas ou adap-
tadas, de médio ou grande porte, cujas
copas proporcionem sombreamento. É
válido destacar que a área pavimentada
deve se adequar aos fluxos de cargas es-
perados, cumprindo, entre outros requi-
sitos legais, a lei das acessibilidades.
INCENTIVO AO USO DO TRANSPORTE
COLETIVO E DO TRANSPORTE
NÃO MOTORIZADO
A sustentabilidade do empreendi-
mento também depende dessa ação,
uma vez que: 1) Diminui a poluição do
ar e da emissão de gases do efeito es-
tufa; 2) Reduz o fluxo de trânsito nas
ruas; 3) Minimiza a infraestrutura neces-
sária para estacionamentos e vias; e 4)
Abranda a poluição do ar e da água.
Eis algumas estratégias para promo-
ver a utilização do transporte coletivo:
• Quando possível, localizar o em-
preendimento próximo às redes de
transporte público, como estações de
trem, metrô e ônibus;
• Oferecer infraestrutura de acesso às
redes de transporte público, como
calçadas e caminhos;
• Oferecer passagens subsidiadas para
o transporte público;
• Incentivar a carona solidária, a partir
da elaboração de um banco de dados
baseado nas rotas percorridas e nos
horários dos funcionários;
• Oferecer transporte por fretamento
para os funcionários.
Quanto ao transporte não motoriza-
do, uma alternativa é o uso da bicicleta,
o que traz benefícios ao meio ambien-
te e vantagens à saúde do homem. Ao
considerar tal solução, é necessário
prover vagas seguras e vestiários
ESCALONAMENTO NOS
HORÁRIOS DE TRABALHO
Quando possível, em função do tipo
de atividade e das necessidades da(s)
1...,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 18,19,20
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